fbpx

Como está a sua FREQUÊNCIA NO INGLÊS? [Um pequeno puxão de orelha]

Olá meus queridos alunos!

Vou começar assim porque logo logo vem um puxão de orelha – claro, se esse for o seu caso.

Hoje eu gostaria muito de conversar com você sobre algo muito importante para sua fluência e aprendizado. Sua frequência no inglês.

E vou começar falando que se você é aquele aluno que frequenta algum curso duas vezes por semana, esse texto com certeza é para você.

Especialmente se você acaba não fazendo muito além disso. Então fica aqui comigo, que vamos ter uma conversa – muito séria –  de teacher para aluno.

Mas já adianto, que se você não está disposto a conferir os links e materiais que vou indicar, nem vale a pena ficar nesse artigo. Só fique aqui comigo se você quiser realmente parar com velhas desculpas e começar a transformar essa sua jornada agora mesmo.


COMO ESTÁ A SUA FREQUÊNCIA NO INGLÊS?

Frequencia no inglês - Como anda os seus estudos de inglês


Agora vamos direto ao primeiro ponto. Estudar duas horas por semana não é o suficiente. E mais, não vai te tornar fluente tão cedo.

Sinto te desapontar, mas se você não faz nada além de simplesmente frequentar o cursinho e fazer a tarefa, você vai tornar esse processo cada vez mais longo.

Perceba que não estou dizendo que você não deve ir para a aula. Muito pelo contrário. É ótimo ter um método como guia, seja através de um professor particular, escola de inglês ou curso online.

A questão é que você precisa entender que estudar inglês deve ser um hábito diário.

Sim, você leu bem. Diário.

Isso significa que você deve separar um determinado tempo por dia para isso. Não é necessário que sejam horas, começar com 30 minutinhos por dia já é incrível. E tenho certeza que você tem 30 minutinhos no seu dia.


APRENDER INGLÊS É PRIORIDADE?

Frequencia no inglês - inglês é prioridade



Então outro puxão de orelha é isso, se você tornar esse aprendizado sua prioridade, você encontra tempo para isso. Você faz isso acontecer ao invés de usar a desculpa automática do “eu não tenho tempo”.

Algumas alternativas são: acordar 30 minutos mais cedo, usar 30 minutos do seu almoço, ir dormir 30 minutos mais tarde (e aproveitar esse tempo para estudar ao invés de ficar rolando a timeline das redes sociais), ou ainda quem sabe usar 30 minutos de um tempo morto, como no trânsito, na esteira da academia, entre outros…

Para aprender inglês deve haver repetição. Aprender, ver, rever, usar, rever, usar e o ciclo nunca termina, porque pode acreditar, se você ver uma única vez e não reforçar, não usar, não revisar, não treinar, vai esquecer facilmente.

Por isso não adianta ir para “a aula”, dar seu máximo naqueles 60 minutos e ficar mais uma semana sem ter contato com a língua. Então chega na aula na semana seguinte e bora pra frente, conteúdo novo… Não funciona dessa forma.


Entenda algo, aprender inglês depende da sua dedicação e força de vontade. Não basta que o professor  queira que você aprenda, você tem que querer. Ele está ali para te passar o conteúdo e deveria te guiar sobre o que fazer em casa durante sua semana. Mas ele não estará lá para fazer por você. Então você é o grande responsável pelo seu aprendizado, diariamente.

E para que isso ocorra de modo natural, outro ponto fundamental que eu gostaria muito que você tomasse consciência, é que é necessário fazer uma imersão no idioma para que isso aconteça.


VOCÊ PRECISA FAZER UMA IMERSÃO NO IDIOMA

frequencia no inglês - Imersão em inglês

 

E quando eu digo imersão, eu quero dizer que você precisa se cercar dele o máximo possível. Viver no idioma independente de onde você está, mesmo que seja no Brasil. Viajar é maravilhoso e com certeza ajuda, mas se essa possibilidade não existe para você agora, não pode ser sua desculpa, porque é possível fazer acontecer aqui, agora, onde você está. Mas para isso, é necessário sua disciplina.

Fazer imersão é ouvir, assistir, ler, falar, escrever… tudo em inglês. E se você não sabe como começar, basta colocar as dicas que damos no nosso ebook gratuito ‘Maneiras simples de colocar o inglês em prática’, faça o download gratuito aqui.

E uma vez que você entende que inglês é hábito diário, surge um desafio. Parar de procrastinar e colocar a mão na massa. Fazer acontecer. Vencer aquele monstro que te impede de chegar mais longe, a procrastinação.

Você já ouviu falar no conceito de 3D? Sabia que determinação, dedicação e disciplina são conceitos diferentes e complementares. Eu acredito que isso pode te ajudar a acabar com esse problema. Clique aqui para saber mais.  

Agora você tem material suficiente para mudar sua consciência e de fato acelerar seu aprendizado. Dar um passo a mais nessa caminhada rumo a sua fluência. Encurtar esse caminho. Vamos começar?

Mas antes de me despedir, deixa eu indicar que você conheça também nosso ebook Listening Development. Nele você encontra técnicas incríveis para melhorar seu listening através de um passo a passo guiado. Além de saber onde buscar por esses materiais, você também saberá como encaixar isso tudo na sua semana com o cronograma que entregamos de bônus. Basta clicar aqui.

Então queridos, encare esse post como uma conversa. Tudo que sempre disse aos meus alunos presenciais, e você aqui, é também meu aluno. Eu me importo com seu aprendizado. Por isso, além de dicas, textos como esse – tipo puxão de orelha – também são muito importantes. Lembre-se que consciência é tudo. E eu espero ter ajudado a transformar a sua.

Grande abraço,
Teacher Pham!

 

>