O QUE SÃO PHRASAL VERBS E COMO VOCÊ DEVE ESTUDÁ-LOS
É provável que ao longo do seu aprendizado no inglês você já tenha se deparado com esse termo: Phrasal Verbs. É muito provável também que seu professor tenha passado uma listinha para você decorar, ou você mesmo tenha ido pesquisar e ficou lendo por horas e horas para se dar bem na prova. Acertei?
Bom, então esqueça esse método de uma vez por todas, ao menos que você queira passar o resto da sua vida decorando os milhares que existem. Nesse post vamos te ajudar a entender o que são os famosos e tenebrosos Phrasal verbs (e que você não precisa temê-los) e também qual a melhor maneira de estudá-los.
MAS AFINAL, O QUE SÃO OS TAIS ‘PHRASAL VERBS’?
Os amantes da gramática gostam de dizer que Phrasal verbs são formados por um verbo juntamente com uma preposição ou um advérbio. Beleza! Eles são mesmo. Mas e daí? O que isso significa?
Believe me! Você não precisa destes termos. Entenda que eles são simplesmente formados por duas, ou três palavras, mas que você não pode entender isoladamente, e sim como um verbo só.
Exemplo #1 – Look after the kids please!
(Cuide das crianças, por favor)
Este significa tomar conta, cuidar (de algo, ou alguém). E nada de ficar traduzindo como “olhar depois”. Não vai fazer sentido, ok?
Exemplo #2 – I get up at 6 am every day.
(Eu levanto às 6 da manhã todo dia)
Já esse Phrasal Verb se define como levantar. Simples assim.
Agora que você já entendeu como funcionam as estruturas, vamos aprender qual a melhor maneira de estudá-los? Fica com a gente nesse post que vou te contar como eu aprendi, – e comecei a adorá-los!
COMO APRENDER PHRASAL VERBS?
Uma vez que você compreende o que eles são, você passa a encontrá-los em todos os lugares, como séries, músicas e filmes. Além de notícias e artigos espalhados pela internet. O que é muito bom para seu aprendizado porque significa que você terá diversas formas de buscar entender mais sobre eles.
Uma dica muito simples e eficiente vai mudar seu modo de encarar os Phrasal verbs. Esqueça de uma vez por todas tentar aprendê-los explorando gramática.
A melhor forma é – ao se deparar com um – analisar o contexto. Tente entender o significado dentro daquela frase, ou situação. Caso você não consiga sacar, tudo bem! Você pode procurar pela definição em um dicionário ou blogs como este.
Agora vai a nossa dica de ouro. Para que você memorize melhor esse Phrasal verb, traga para sua realidade, montando frases e pensando em como isso se encaixa na sua vida. Então vamos lá!
Você estava lendo um artigo sobre exercícios e de repente se depara com essa frase:
“Working out at night can help you deal with all that rage in a positive way”.
Então você se pergunta, o que seria work out? Busca o significado e descobre que é “se exercitar”. Pois bem… O que você faz com ele?
Crie frases relacionadas ao seu dia-a-dia
Exemplo #3 – I work out with my boyfriend every morning.
(Eu me exercito com meu namorado toda manhã)
Exemplo #4 – I hate working out.
(Eu odeio me exercitar)
Exemplo #5 – He works out at night because he works all day long.
(Ele se exercita à noite porque ele trabalha o dia todo)
E assim seu cérebro cria conexões com essa nova palavra. E toda vez que você for se exercitar, ou pensar em como odeia fazer aquilo, vai se lembrar do work out.
Caso você queira aprender de forma rápida e ficar com um vasto vocabulário, você pode definir como meta aprender 3 Phrasal verbs por dia, usando as técnicas que te passamos. Ao longo de um ano você terá aprendido mais de mil.
Aprender de forma natural pode ser muito prazeroso e você acaba de uma vez por todas com aquele bloqueio de achar de Phrasal verb é um bicho de sete cabeças. Afinal, você vai usá-los o tempo todo ao se comunicar em inglês. Tente essa técnica e depois venha nos contar o que você achou.
Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos e deixe um comentário. Sua participação é muito importante. Caso não tenha gostado, seu feedback também nos ajuda a melhorar.
Pingback: PHRASAL VERB: O QUE SIGNIFICA RUN INTO? | Inglês na sua Casa