fbpx

FALSOS COGNATOS: CAFETERIA X COFFEE SHOP

Você está aqui porque quer saber  o que significa cafeteria? Já deve saber que não traduzimos como a nossa cafeteria não é mesmo?

Eu preciso concordar com a maioria dos alunos que relata a chateação com os falsos cognatos em inglês. Eiiita povo danado para atrapalhar nossa comunicação.

Embora inglês seja uma das línguas mais fáceis para aprender quando levamos em consideração a gramática (se você ainda tem dúvida disso, se coloque no lugar de um estrangeiro tentando aprender a conjugação dos verbos em português, é no mínimo desesperador), os falsos cognatos podem sim ser uma pedrinha no sapato, por isso sempre trazemos eles aqui no blog.

Falsos cognatos, ou false friends
, são aquelas palavras que parecem muito com uma palavra em outro idioma por conta da forma escrita, mas possui um significado completamente diferente, e bem por isso nos enganem, pois elas parecem aquilo que na verdade não são. Clique aqui para ver todas que já ensinamos aqui no blog.

O false friend de hoje é a palavra cafeteria. Vai dizer que não dá uma vontade de traduzir logo como cafeteria mesmo, aquele lugar onde vamos tomar um café, comer um pedaço de bolo e bater um papo com nossos amigos.

 


O QUE SIGNIFICA CAFETERIA?

diferença entre cafeteria e coffee shop

 

Porém, cafeteria em inglês tem outro significado. É usada para descrever refeitórios ou cantinas, tanto universitários, quanto empresariais, em um estilo mais industrial, que geralmente possuem um buffet para que as pessoas se sirvam. Uma característica marcante é o uso da bandeja. A gente vê muito em filmes americanos que se passam em universidades e colégios e têm aqueles grandes refeitórios.

Vamos ver alguns exemplos retirados do site ManyThings.

 

Exemplo #1 – I am tired of eating at the school cafeteria.
(Estou cansado de comer no refeitório da escola)  

 

Exemplo #2 – Not all my classmates like the food in the cafeteria.
(Nem todos os meus colegas gostam da comida do refeitório)

 

Exemplo #3 – We usually eat lunch in the factory cafeteria.
(A gente costuma almoçar no refeitório da fábrica)

 


Esclarecido o que significa cafeteria, vamos ao próximo ponto importante. Como falar cafeteria, a nossa cafeteria mesmo, em inglês. Aquele lugar agradável e acolhedor onde vamos tomar um cafezinho, comer algo e muitas vezes conversar com nossos amigos.

Em inglês, cafeteria pode ser traduzido de algumas manerias diferentes e isso vai variar muito. As duas formas mais utilizadas são coffee house  coffee shop*.

Se a cafeteria tiver um estilo menorzinho, que serve também outras bebidas, inclusive alcoólicas, e com algumas mesinhas ao lado externo é comum chamar de café. Vamos ver alguns exemplos:

*vale ressaltar que coffee shop na Holanda é um lugar onde você pode comprar e consumir maconha. Mas nos Estados Unidos é apenas como a nossa cafeteria mesmo.

 

Exemplo #4 – I’ll be at that coffee shop downtown at 6 pm.
(Estarei naquela cafeteria no centro as 18 horas)

 

Exemplo #5 – We love going to the same coffee house since we’ve first met.
(Nós amamos ir a mesma cafeteria desde que nos conhecemos)

 

Exemplo #6 – We could stop for a snack at a café nearby.
(Nós podemos parar para fazer um lanche em uma cafeteria aqui por perto)

 


Agora que você já sabe o que significa cafeteria, anote tudo isso aí e pratique com suas próprias frases.

Tente pensar de que forma você consegue incluir essas palavras na sua realidade ou lembrando de algo que já viveu, ou relatando algum hábito frequente e escreva essas frases em um caderno, ou incluindo no Anki.  

É muito importante fazer a revisão dessas frases para melhor fixação. Duas excelentes técnicas para melhorar o aprendizado:

1 – Associar com a realidade
2 – Revisar o conteúdo criado por você.

Bons estudos!

 

>