fbpx

7 APLICATIVOS PARA APRENDER INGLÊS

É inegável que a internet revolucionou a forma de aprendizado. A tecnologia e os aparelhos como computadores, tablets ou smartphones tornaram o estudo mais acessível e dinâmico. Basta um clique e você tem tudo ali, em uma tela que muitas vezes manuseamos na palma da mão.

Não precisamos ir longe, pois hoje aos 26 anos idade, lembro que logo nos primeiros anos de estudo meus trabalhos ainda eram executados em uma biblioteca, com pesquisas em livros e mais livros. Poucos anos depois, tudo já havia sido transformado e no final do ensino médio eu já nem lembrava da última vez que precisei ir a uma biblioteca. Meus primos que nasceram nos anos 2000 nem sabem o que é fazer pesquisas em livros. Você se identifica com alguma dessas situações? O salto tecnológico em pouco mais de 20 anos foi incrivelmente gigante.

Se antigamente precisávamos frequentar uma escola para aprender uma nova língua, hoje basta que estejamos conectados – e claro que haja muita disciplina e força de vontade também.

Mais recentemente ainda, algo que chegou chegando e dando mais praticidade para a forma de adquirir uma nova língua, foram os aplicativos, famosos apps. Eles sim revolucionaram para melhor a vida do estudante de inglês.

E é exatamente sobre isso que quero conversar com você hoje, te apresentar 7 aplicativos para aprender inglês. E eu te garanto que não venho com dica batida. Eu quero que você realmente seja capaz de turbinar seu aprendizado através dessas 7 maravilhas disponíveis para android no PlayStore.

 


PORÉM, APLICATIVO NÃO FAZ MILAGRE



Eu já vou listar os aplicativos que prometi e também porque cada um é tão valioso no meu ponto de vista. Antes preciso te alertar, aplicativo nenhum faz milagre.

Pode ser que você já conheça alguns aplicativos para estudar por conta própria, como o Duolingo, LinguaLeo, Busuu, Babbel ou Memrise. Eles ganharam muita popularidade nos últimos anos e se você ainda não conhece, eu recomendo que baixe e veja qual deles você mais se adaptada.

Mas gostaria também de ressaltar que aplicativos não funcionam como uma metodologia. Para aprender inglês é necessário um conjunto de práticas simples e eficazes, estudo diário, imersão no idioma e muita disciplina. Portanto esses aplicativos são uma das ferramentas que você pode e deve utilizar, como uma soma aos seus estudos, mas não funcionam como metodologia única. Combinado?

Para saber mais sobre disciplina, confira esses posts:

> 6 PASSOS PARA VOCÊ MANTER A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS DE INGLÊS
> APLIQUE OS CONCEITOS DE ‘3D’ NA SUA VIDA E VENÇA A PROCRASTINAÇÃO PARA APRENDER INGLÊS

 


TOP 7 APLICATIVOS PARA APRENDER INGLÊS



Foi muito difícil selecionar 7 aplicativos apenas já que existem milhares especializados em idiomas. E tem muita coisa boa disponível hein. Então se você quiser sugerir qualquer outro que não esteja listado aqui, por favor, colabore com esse texto deixando seu comentário.

A minha seleção foi focada nas habilidades de reading, listening e speaking. E preparei uma lista que qualquer estudante de inglês precisa ter baixado no seu celular. Está curioso para conferir? Então vamos lá…


1 –
TEXTO EM INGLÊS GRÁTIS

Esse aplicativo é simplesmente ótimo para praticar a habilidade de listening e reading, já que ele disponibiliza pequenos textos em inglês gravados por nativos, você pode ouvir e acompanhar o texto ao mesmo tempo.

É um app simples, mas muito útil. Além do mais, possui um modo noturno. E você ainda pode utilizá-lo no modo offline. Então carregue sempre um fone com você e aproveite seu tempo morto em filas de banco, transporte público ou ainda na academia.

O “Texto em inglês grátis” foi pensado pelo professor Jackson Roger e produzido pela Hurricane Appcenter, com conceito de avaliação 4.8.

Existem ainda duas vertentes desse app, com mais textos disponíveis, vou deixar de bônus aqui. Percebeu que no fim você vai encontrar mais do que 7 apps né? Você pode procurar por:  “Textos em inglês free” e ainda “Textos em inglês avançados – Jackson Roger”.



2 – LEARNENGLISH ELEMENTARY PODCASTS

Esse app também é um ‘must have’. São muitos podcasts incríveis, gravados por nativos em uma velocidade natural de fala, e você pode acompanhar lendo a transcrição. São quase 100 podcasts que variam entre temas como UK Life, Professionals e Series.

Eles podem durar poucos minutos e até mesmo mais de meia hora. Podem ser individuais ou em forma diálogos. Um excelente app para praticar listening.

Produzido pela British Council, foi avaliado em 4.6

Bônus > Existe também a versão em vídeo desse app. Ainda mais incrível porque você ainda tem o auxílio visual. Você pode achar como “LearnEnglish GREAT Videos”
.

 

 

3 – ENGLISH CONVERSATION PRACTICE

Esse é um dos meus favoritos. Impossível não se apaixonar por esse aplicativo. Nele você pode acessar diálogos sobre os mais variados temas. Os diálogos são curtos, então não tem desculpa para não usar esse app.

Dentro de cada diálogo, há também um quiz para checar sua compreensão. E a novidade mais legal é que você pode escolher um personagem e gravar sua própria voz dentro do diálogo. Ficou curioso? Corre lá e me diz se não é incrível.

É uma excelente ferramenta para praticar listening, reading e principalmente o speaking. Avaliado em 4,6, foi produzido pela Talk English.

 

4 IDIOMUS

O Idiomus é um app para quem quer melhorar seu inglês e ainda desenvolver alguma outra área da vida. Nele você estuda  inglês com resumos de livros. São mais de 50 resumos com aproximadamente 15 minutos cada.

São grandes títulos, indicados por muitos empresários, resumidamente em inglês. Os áudios são bem claros e de fácil entendimento.

E para conseguir 20% de desconto na versão premium do aplicativo você pode usar o código INSC20.

Foi produzido pela próprio Idiomus e tem um conceito de avaliação em 4,1.

 

5 – HELLO ENGLISH

O Hello English fica em uma categoria como Duolingo, com lições temáticas para você aprender frases em inglês.

Mas ele possui também outros recurso diferentes, como um dicionário com 10 mil palavras. Ele te apresenta palavra do dia, dica do dia, entre outras oportunidades bem legais. Ele ainda te motiva com bônus, que são as moedas de troca do app.

Mais de 10 milhões de pessoas já fizemos o download desse app feito pela Culture Alley, que possui conceito 4,6. Por isso resolvi listar esse app para você conferir.

 

6 – HOW TO SAY: PRONUNCIATION APP

Eu não poderia esquecer dos amantes de pronúncia. Você já leu alguma palavra em inglês mas não sabia como pronunciá-la?

Acabou esse problema. Basta você digitar essa palavra nesse app e ele trará para você a pronúncia individual dessas palavras gravadas pelos próprios nativos, e melhor, de diferentes regiões do mundo. Não é incrível?

Muitos alunos nos pedem através das nossas redes sociais as pronúncias corretas de cada palavra, mas não conseguimos atender aos pedidos. Esse app te dá essa independência de não precisar aguardar um professor.

É um app com conceito 4,1, muito simples, com essa única finalidade, mas extremamente útil.

 

7 – VOSCREEN

Impossível não amar esse app. Nele você assiste cenas muito curtinhas de vídeos –  curtinhas mesmo – retiradas de filmes, animações…

O bacana nesse app é que você pode tocar a cena de novo e deve escolher qual a tradução certa para a frase que você ouviu. Depois a cena se repete com a frase escrita na tela. Se você acertar fica verde, caso você erre, fica vermelho.

É uma oportunidade fantástica de aprender inglês com vídeos dos mais variados temas. É avaliado em 4,7.

 


E caso você esteja procurando por um app de memorização, no estilo flashcards, eu indico o Anki. Ele não está na lista porque temos um post inteirinho sobre ele. Caso você ainda não conheça, indico que você clique aqui para aprender mais sobre essa excelente ferramenta de repetição espaçada.

Todos os aplicativos possuem suas versões grátis e alguns uma versão premium. A minha intenção foi apenas compartilhar com você esses incríveis aplicativos para aprender inglês, que já apresentam muitas vantagens na versão gratuita mesmo.

Assim como também acreditamos – e inclusive testamos alguns – que as versões premiums são também vantajosas, mas esse post não tem a intenção de vender nada para você. Porém, não queremos desvalorizar o trabalho também executado na parte paga. Fica ao seu critério avaliar como você pode aproveitar cada app com o que ele pode oferecer, sendo na versão gratuita ou premium.

Espero que você tenha gostado dessa seleção, e claro, teste um por um como forma de deixar seu aprendizado mais dinâmico, divertido, rápido e prático. Vamos usar a tecnologia a nosso favor?

E por favor, lembre-se de contribuir com seu comentário caso você conheça outros  aplicativos para aprender inglês que não podem ficar de fora dessa lista. Vamos aumentá-la e construir uma lista incrível juntos.

>