fbpx

A IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM ‘LISTENING’ EM INGLÊS

O aprendizado de inglês tem como os quatros pilares principais as habilidades de Listening (Compreensão oral), Speaking (fala), Reading (Leitura) e Writing (Escrita)

Porém dentre todas essas, há uma em particular que é considerada a mais importante – pelo menos em nosso ponto de vista – entre todas elas.

Esta habilidade é a de Listening.

Não ter essa habilidade bem desenvolvida pode prejudicar muito o seu desenvolvimento no inglês.

E se você ainda tem dúvida disso, leia esse post até o final e vou te mostrar a importância do listening no seu aprendizado.

Neste post você vai ver:

  • O que é o listening e por que ele é tão importante no aprendizado de inglês?;
  • A importância de ter o listening bem desenvolvido;
  • Como melhorar o meu listening rapidamente;
  • Sites para praticar e melhorar o seu listening;

O QUE É O LISTENING E POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE NO APRENDIZADO DE INGLÊS?

Importancia do listening em inglês

Listening significa escutar, e essa é a palavra que descreve a habilidade de compreensão oral em inglês.

Ou seja, a habilidade de ouvir e entender o que foi dito.

Por ser uma habilidade um tanto quanto difícil, muitos alunos acabam ignorando ela no início dos estudos. E esse é um erro muito grave.

Por isso fica a dica. Se você está iniciando agora, passe bastante tempo do seu estudo treinando essa habilidade e você verá que se tiver um listening bem apurado, será muito mais fácil desenvolver as outras áreas do inglês depois.

Se você já está em um nível intermediário e ainda tem problemas com o listening, pois não desenvolveu muito bem essa habilidade no início, não se desespere. Você pode sim aprimorar o seu listening. Lembre-se que o aprender inglês requer estudo contínuo.

Se você parar para pensar como aprendemos o nosso idioma materno, vai perceber por que o listening é tão importante.

Me responde agora. Você acha que aprendeu primeiro a falar ou a ouvir?

Ao menos que você tenha sido um bebê extraordinário, eu aposto que você aprendeu primeiro a ouvir.

Veja só esse trecho retirado da Revista Crescer:

“De fato, tudo indica que, a partir da 12ª semana de gestação, já existe um funcionamento primitivo do sistema auditivo fetal, segundo o ginecologista e obstetra Roberto Cardoso, chefe de Medicina Fetal do Femme Laboratório da Mulher (SP). A partir da 16ª, acredita-se que o bebê começaria a ouvir sons abafados. “Já, por volta da 21ª semana (ou quinto mês) de gravidez, ele ouviria e distinguiria a voz materna claramente, reagindo aos estímulos sonoros mais conhecidos um pouco antes da 24ª”, completa o especialista.”

Viu só. Você desenvolve a sua audição e pode reconhecer os sons mesmo antes de vir ao mundo.

Assim é o aprendizado natural, você aprende primeiro a ouvir e depois a falar. Para aí então aprender a ler e escrever.

Pare e pense em uma pessoa analfabeta. (Sim, ainda existem pessoas analfabetas no Brasil)

Essas pessoas apenas não sabem ler, escrever e, às vezes, fazer contas. Porém elas conseguem ouvir e se comunicarem perfeitamente.

Mas se ela não sabe ler nem escrever, como ela consegue entender e se comunicar?

Por conta do listening. O fato dela conseguir ouvir e entender, faz com que ela possa repetir os sons que ouviu e assim falar e expressar o que quer.

O mesmo ocorreu com você quando era criança. Você aprendeu a falar simplesmente porque ouvia seus familiares e não porque você lia ou escrevia muito.

Assim também é com o aprendizado de inglês. Você precisa desenvolver bem a habilidade de listening, para então se dar bem nas outras habilidades também, principalmente no speaking.

Viu só como o Listening é a primeira e a mais importante habilidade que desenvolvemos?

Então foque em desenvolver seu listening desde o início dos seus estudos.

Temos um texto bem bacana onde a Pham te ensina a praticar e melhorar o seu listening com música. Clique aqui para conferir!

Temos também um eBook com técnicas e um passo a passo para você desenvolver o seu listening e entender o que os nativos falam de uma vez por todas. Clique aqui e saiba mais!

Mais abaixo eu indico outras maneiras de fazer o estudo do listening. Continue lendo para aprender.


A IMPORTÂNCIA DE TER O LISTENING BEM DESENVOLVIDO

dificuldade com o listening

Já vimos o que é o listening e qual a sua importância no aprendizado de inglês. Mas eu ainda quero te mostrar a importância de sempre aprimorar esta habilidade.

Aqui eu quero fazer uma outra comparação. Você conhece ou tem algum amigo(a) surdo?

Um dos meus melhores amigos no primário era surdo. E apesar de fazer muito tempo, eu lembro bem que ele tinha dificuldades de aprendizado.

O fato dele não ouvir direito fazia com que ele escrevesse errado muitas palavras e também que não falasse direito.

Estou falando aqui de surdo de nascença, ok?!

O Listening ocupa 40%-50% do tempo gasto com comunicação. Ou seja, metade desse tempo é gasto com o listening e a outra metade se divide entre as habilidades de Speaking, Reading e Writing.

Será que se não fosse tão importante, gastaríamos tanto tempo assim usando essa habilidade?

Como diz o ditado: “Fomos feitos com dois ouvidos e uma boca, que é para ouvir mais e falar menos”.

E quando se trata em falar em inglês, o listening desempenha um papel fundamental nesta habilidade.

Alunos que tem um listening mais bem desenvolvido, também têm a fala melhor. (Claro que sem levar em conta fatores pessoais, como timidez, por exemplo)

Ouvimos —> para poder falar, e não, Falamos —> para poder ouvir.

Se você sente que tem problema com o Speaking, eu aconselho você a prestar atenção em como está o seu listening também.

Outro ponto é que desenvolvendo o listening você vai desenvolver também os nuances da fala no inglês, como a junção de duas ou mais palavras que acabam soando como se fosse uma palavra só e a entonação colocada em cada frases e em diferentes situações.

Entendendo isso você estará mais perto da tão sonhada fluência em inglês.


MEU LISTENING NÃO É BOM. E AGORA?

Calma!

Se você não tem um listening bem desenvolvido, não se preocupe. A única coisa que você pode e deve fazer é começar a desenvolver esta habilidade agora mesmo.

Como citei anteriormente, nós temos alguns materiais específicos para para você aprimorar esta habilidade. E eu vou passar mais alguns hacks que vão te ajudar a desenvolver o listening.

Como melhorar o meu listening rapidamente?

Bom essa é a pergunta que se eu tivesse a resposta exata, poderia vender por milhões, pois muitos alunos nos perguntam isso.

O fato é que ninguém pode dar uma fórmula certa e dizer que você vai sim aprender rapidamente, porque o “rápido” é relativo.

O que quero dizer com isso é que para você desenvolver o listening rapidamente, assim como qualquer outra habilidade no inglês, vai depender principalmente de você.

Quanto mais você estudar e passar o tempo em contato com o idioma, mais rápido será esse processo.

O que eu posso, e vou fazer, é te passar alguns hacks que se você aplicar com dedicação, irão ajudar muito no seu aprendizado.

Confira, anote e use todos eles no seu processo de desenvolvimento do listening.

OUÇA MUITO

Se você quer realmente melhorar o seu listening você precisa aumentar a quantidade de inglês que você ouve no seu dia a dia o máximo possível.

Apesar do listening de ser uma habilidade que requer concentração para ser estudada, você também pode executar esta ação enquanto faz outras atividades como correr, lavar louça ou dirigir, maximizando assim o seu tempo em contato com o idioma. Você pode simplesmente ligar em uma rádio em inglês e deixar tocando enquanto você faz outras coisas.

O nome disso é listening passivo e essa técnica é fundamental para você criar um ambiente de imersão e estar em contato com idioma por uma grande quantidade de tempo.

Mesmo que você não esteja estudando, os padrões e nuances da fala ficarão gravados no seu subconsciente, facilitando o aprendizado quando você for estudar.

OUÇA SEM TEXTO OU LEGENDA

Ouça primeiro sem o texto ou legenda. Ouça várias e várias vezes ativamente e se esforce para entender o que está sendo dito o máximo possível.

Só quando você perceber que realmente já conseguiu entender o máximo daquele áudio, pegue o texto ou ative a legenda e acompanhe.

Preste atenção nas palavras que você não conseguiu entender sem ler e fique atento em como elas foram pronunciadas e o porquê você não conseguiu entender.

NÃO PRECISA ENTENDER 100%

Não fique frustrado por não entender 100%. Aceite esse fato. Você não é um nativo e está em um processo de estudo. Calma!

Se você ficar frustrado, isso pode te bloquear e não deixar você entender os pontos principais da conversa ou filme.

Sem contar na energia negativa que você está mandando para o seu cérebro. Lembre-se de que não é preciso entender cada palavra para pegar o contexto geral do que foi dito.

COMEMORE CADA MICRO SUCESSO

É muito importante que você comemore a cada palavra que você entendeu e não fique bravo pelas que você não entendeu.

Quando eu e a Pham estávamos aprendendo inglês, muitas vezes víamos um filme inteiro sem legenda e a gente entendia umas 10 palavras apenas. Na maioria das vezes palavras isoladas e algumas pequenas frases.

Porém a gente comemorava o fato de estar entendendo sem precisar de legenda, mesmo sendo poucas palavras. Coisa que antes não acontecia.

Dessa maneira dizíamos para o nosso cérebro que nós éramos capazes de entender um nativo e não ficávamos focados no negativo.

SEJA PACIENTE

Seja paciente. Você não vai conseguir entender tudo do inglês falado em uma semana. Os bebês são expostos a muito listening antes de realmente entender.

Os primeiros sons soam como “blá blá blá”. Depois vão tomando consciência e entendendo melhor. Porém isso leva meses. Então continue estudando duro e seja paciente.

NUNCA PRATIQUE  PALAVRAS FORA DE UM CONTEXTO

Pratique sempre com frases, mesmo que sejam curtas. Vamos supor que você queria saber a pronúncia correta de uma palavra, tudo bem em fazer essa conferência, mas o ideal é que você pratique essa mesma palavra contextualizada dentro de uma frase.

NÃO OUÇA ALGO QUE SEJA DIFÍCIL OU NÃO INTERESSANTE PARA VOCÊ

Não passe tempo ouvindo algo que seja muito difícil para você ou que você não tenha interesse. Alguns seriados como House por exemplo, têm um vocabulário muito específico sobre medicina e biologia. Isso pode ser difícil para quem não sabe isso nem mesmo em português. Se você é iniciante, procure por coisas básicas e do seu interesse e vá aumentando gradativamente.

ESTUDE

É claro que não basta somente ouvir por ouvir. Você precisa fazer o estudo do listening também.

A melhor forma de fazer isso se você é um iniciante é através do textos com áudios ou audiobooks. Porém você pode aproveitar e o máximo que a internet tem para te dar e estudar com vídeos, podcasts, músicas e outros conteúdos.

Em nosso eBook Listening Development, passamos técnicas e um passo a passo de como você pode fazer o estudo do listening para cada recurso que citei anteriormente. E também damos um cronograma de estudo para você estudar de maneira fracionada e eficiente.


SITES PARA PRATICAR E MELHORAR O SEU LISTENING

Lyrics Training

Se você gosta de música você vai simplesmente amar esse site.

Você consegue praticar o seu listening completando as partes da música enquanto ela está sendo cantada.

O mais legal é que essa prática funciona como um jogo e você ganha pontos pela quantidade de palavras que acertar. Logo você aprende, pratica e se diverte ao mesmo tempo.

Você também pode selecionar o seu nível de inglês. O que facilita muito para quem está iniciando no inglês e não torna o estudo chato para quem está em níveis mais avançados.

Uma dica que eu dou aqui é que você sempre escolha músicas mais calmas se você for um iniciante. Adele e Jason Mraz são boas opções.

TED

Se você ainda não conhece este site, você está perdendo muito conhecimento.

Além de ser uma excelente plataforma para prender sobre diversos assuntos, você ainda pode praticar o seu inglês e principalmente o seu listening.

Muitos vídeos têm a descrição e alguns têm também a tradução para o português. Assim você pode ir comparando frase a frase quando fizer o estudo do vídeo.

Ororo.tv

Esta é uma outra ferramenta fantástica para aprender inglês e desenvolver o seu listening.

Aqui você encontra centenas de filmes e séries. Podendo assim escolher pelo seu preferido.

Você consegue ativar e desativar a legenda. Alguns vídeos têm legenda em português e o mais legal é que se você passar o mouse em cima da frase ou palavra que você não sabe, irá aparecer a tradução e você poderá até salvar estas frases e palavras em um dicionário próprio da plataforma, para fazer o estudo em forma de flashcards sempre que quiser.

Podcasts

São ótimos para criar uma imersão no inglês, já que você pode fazer o download para ouvir off line. Dessa maneira você pode ir ouvindo no trânsito, se exercitando ou fazendo alguma outra atividade.

Alguns podcasts que gostamos são o All Ears English, English Black Friday e Tony Robbins.

Radio.net

Neste site você pode ter acesso a diversas rádios americanas de todos os gêneros e gostos.

Você pode filtrar por categorias e encontrar a sua rádio favorita. Uma excelente maneira de você estar imerso no inglês e na cultura americana também.

Inglês na Sua Casa

Os posts aqui do site são equipados com áudio das frases de exemplo. 

Assim você pode aprender algo novo no inglês e a praticar o seu listening ao mesmo tempo. Aproveite o máximo desses textos e ouça as frases tanto quando puder.

Além disso temos post e vídeos específicos que te ensinam a aprender inglês. Confira!


Espero que tenha ficado claro para você agora a importância do listening no aprendizado de inglês.

Se você gostou desse post, peço para que compartilhe. Assim você ajuda outros alunos a entender a importância dessa habilidade também.

E se você fez ou faz algo para melhorar o seu listening em inglês, conte aqui nos comentários. Essa também é uma forma de ajudar outros alunos.

“Conhecimento é algo que podemos compartilhar infinitamente e nunca ficaremos sem”

See you around!

  • O Listening Passivo é realmente uma excelente ferramenta. Recomendo também ouvir Podcasts em inglês sobre assuntos que lhe interessam. Podcasts são excelentes, pois são ótimos para ouvir enquanto fazemos tarefas de casa ou nos trajetos diários para trabalho, escola e afins.

    Recomendo um podcast americano chamado Nerdist. Tem várias entrevistas com celebridades de várias áreas da cultura pop, músicos, atores, diretores, enfim.

    Enjoy it, everybody!

    #1st

  • >