No, not ou don’t como e quando usar cada um deles?
Uma dúvida muito recorrente, até mesmo para quem já cansou de ver essas palavras por aí em inúmeros contextos.
É sua dúvida também?
Fica aqui porque hoje eu quero explicar a diferença entre no, not e don’t. Embora sejam três formas de negar uma frase em inglês, elas são usadas em casos diferentes.
DON’T
Vamos começar pelo DON’T. Essa palavra é na verdade a junção de DO+ NOT. Do é um auxiliar usado para frases interrogativas e negativas (somado ao not) no presente.
E só vale para os sujeitos I, You, They e We. Vou trazer exemplos apenas na negativa, já que o tópico desse artigo é o DON’T.
Vale lembrar que DO não possui uma tradução, ele serve apenas como auxiliar para interrogar ou negar no presente.
Percebam que DON’T é traduzido como “não”. E precisamos do auxiliar DO justamente para indicar que as frases estão no presente. Veja:
Exemplo #1 – I don’t like to play soccer.
(Eu não gosto de jogar futebol)
Exemplo #2 – You don’t know anything about it.
(Você não sabe nada sobre isso)
Exemplo #3 – They don’t speak Portuguese.
(Eles não falam português)
Exemplo #4 – We don’t want to go with them.
(Nós não precisamos ir com eles)
NOT
Pela explicação do DON’T, já temos uma dica sobre o NOT. Assim como o DO é um auxiliar e precisa do NOT para negar, existem vários outros verbos auxiliares e modais que também precisam do NOT para construir uma frase na forma negativa. Ele é só uma partícula que indica o não.
Mas não usamos apenas com o DON’T. Se você já tem um pouco mais de domínio sobre a língua inglesa e conhece outros tempos verbais, já deve ter percebido que usamos DID NOT (didn’t) para negar uma frase no passado, ou WILL NOT (won’t) para negar uma frase no futuro.
Assim como no verbo to be: I AM NOT (I’m not), ARE NOT (aren’t) ou IS NOT (isn’t).
Também com todos os modais, por exemplo CAN NOT (can’t), SHOULD NOT (shouldn’t), COULD NOT (couldn’t), entre outros que não vamos detalhar neste post por seria infinito (hehe), já que apenas queremos esclarecer que o NOT é utilizado para negar frases em qualquer tempo verbal somado aos verbos auxiliares ou modais. Veja alguns exemplos:
Exemplo #5 – I didn’t go to school yesterday. (did not)
(Eu não fui para a escola ontem)
Exemplo #6 – She won’t be here. (will not)
(Ela não estará aqui)
Exemplo #7 – They aren’t working full time. (are not)
(Eles não estão trabalhando período integral)
Exemplo #8 – We can’t do it. (can not)
(Nós não podemos fazer isso)
Concluímos na verdade que o NOT geralmente está acompanhado de um verbo auxiliar, ou modal. E que o DON’T na verdade é apenas um dos seus usos, nesse caso no presente, dentre tantos tempos verbais (passado, presente, futuro…) existentes.
NO
Já o NO é um pouco diferente. Mas igualmente simples.
NO significa ‘não’ quando ele está no começo da frase. É curtinho e objetivo e não precisa de mais nada, ele é o ‘não’ por si só, justamente o oposto de yes. Confira:
Exemplo #11 – A: Are you hungry?
B: No, I’m not. Thank you.
(A: Você está com fome?
B: Não, eu não estou. Obrigada)
Exemplo #12 – No, we can’t go. Sorry.
(Não, nós não podemos ir. Sinto muito)
A questão do NO é que ele não significa apenas ‘não’.
Se ele vir no meio de uma frase por exemplo, antes de um substantivo, vai passar a ter o sentido de ‘nenhum(a)’ ou ‘sem’. Muito usado na língua falada, para dar ênfase a algo. Veja:
Exemplo #13 – They have no money.
(Eles não tem nenhum dinheiro)
Exemplo #14 – I have no time now.
(Eu não tenho tempo nenhum)
Exemplo #15 – There’s no need to hurry.
(Não há nenhuma necessidade de se apressar)
E pode ser também que você já tenha visto alguma placa com a seguinte mensagem “No smoking”, nesse caso esse NO tem o sentido de proibido. Ou seja, ‘proibido fumar’. Quando vem antes de um verbo, o mesmo deve ser usado no -ing.
Exemplo #16 – Danger. No swimming allowed.
(Perigo. Proibido nadar)
Exemplo #17 – No parking.
(Proibido estacionar)
Exemplo #18 – No shoes in the house.
(Proibido calçados dentro de casa)
Viu como é simples a diferença entre no, not e don’t?
A melhor forma de compreender os usos é a partir do contexto. É ler, ouvir e prestar atenção de que forma essas estruturas estão sendo usadas, de forma natural.
Foi necessário que a gente usasse alguns termos gramaticais para explicar a diferença da forma mais clara possível, mas você não precisa se apegar a esses detalhes.
Então meu conselho é, crie seus próprios exemplos utilizando as três formas de negar, sempre associando a sua realidade. Assim, você assimilará naturalmente a diferença entre no, not e don’t.
Espero ter ajudado. Compartilhe com seus amigos.
Abraços, teacher Pham.
Essa explicação foi muito útil. Eu estava precisando entender melhor, já que, mesmo no curso de inglês, eu não entendia muito e tinha vergonha de perguntar. Muito obrigada por me ajudar.