sábado, junho 22, 2024
Como aprender inglês?

COMO O GOOGLE TRADUTOR PODE TE AJUDAR A APRENDER INGLÊS

Muito se questiona sobre como aprender inglês pelo Google Tradutor. Recebemos perguntas de alunos querendo saber se ele funciona mesmo ou se é péssimo e não deveria ser usado.

Apesar de usar o Google Tradutor ser visto por muitos como uma coisa ruim e que se deve evitar ao extremo, este aplicativo pode ser muito útil nos seus estudos de inglês. E vou confessar que eu já usei muito e até hoje uso ele de vez em quando.

Então, neste texto eu vou colocar a nossa posição a respeito da grande pergunta: – O Google Tradutor funciona ou não?

Se você está curioso, continue comigo até o final.


O QUE É O GOOGLE TRADUTOR? 

Como aprender ingles pelo google tradutor

Para quem não sabe, o Google Tradutor é um sistema de tradução de línguas do Google. Nele você pode traduzir palavras, textos e até mesmo sites inteiros. Além disso, você pode ouvir a pronúncia das palavras e checar se são verbos, adjetivos, conjunções, etc.

E a melhor coisa nessa era tão digital em que vivemos é que existe o aplicativo do Google tradutor e você pode usar ele no seu celular ou tablet também.  

Contudo, isto ainda é visto como algo ruim, sem utilidade e que entrega uma péssima tradução.

Na verdade, você precisa entender que ele é uma “máquina”. E quando falamos a respeito de línguas, dificilmente ele substituirá um humano, pelo fato da emoção que transmitimos ao falar e por conta das diversas expressões idiomáticas que usamos no nosso idioma materno, e que o robô do Google Tradutor acaba traduzindo ao pé da letra (At the foot of the letter, hahahah)  

O Google tradutor não era muito efetivo mesmo quando foi lançado. Porém, como tudo da Google está sempre em constante evolução para melhor, ele melhorou muito e já pode entender algumas expressões idiomáticas hoje em dia.

Isso aconteceu porque o Google entendeu que não era preciso somente engenheiro para tratar sobre questões de idiomas, mas precisavam muito dos linguistas. Então eles reuniram alguns deles para aprimorar o Tradutor.

Um desses linguistas é a Carina Fragozo do Canal e site English in Brazil. Ela tem um vídeo falando sobre o Google Tradutor e que você pode conferir clicando aqui.

Além disso, qualquer pessoa pode ajudar com as traduções através da comunidade do Google tradutor. O que vem ajudando muito para que as traduções sejam as mais corretas possíveis.

Com certeza essa é uma ferramenta muito boa e completa, porém poucos sabem explorá-la da forma correta. E é isso que eu vou te mostrar logo abaixo.


COMO APRENDER INGLÊS PELO GOOGLE TRADUTOR

aprender inglês com o google tradutor

A primeira coisa que você precisa saber é que embora venha melhorando, o Google tradutor ainda não é uma ferramenta muito boa com Expressões Idiomáticas, muito menos para você traduzir um texto enorme e achar que está tudo certo.

Muito cuidado se você faz isso com seus resumos de trabalho na faculdade ou quando envia um e-mail. Ele serve para te dar uma noção, porém sempre revise todo o texto para ver o que precisa melhorar.

O problema é que as pessoas se limitam somente a caixa de texto principal. Ali irá aparecer somente a tradução mais comum da palavra. Mas em inglês, uma mesma palavra pode ter diversos significados e isso pode te confundir.

google tradutor em inglês. Google tradutor funciona

Se isso acontecer, dê uma olhadinha logo abaixo no lado direito. Ali ficam todos os outros significados daquela palavra e suas classificações. Quando ela é um verbo, adjetivo, conjunção, etc.

como usar o google tradutor. como aprender ingles pelo google tradutor

Abaixo a esquerda é a parte menos explorada por estudantes de inglês. Porém, é a parte que mais tem informação valiosa.

Ali você encontra as definições em inglês daquela palavra. Muito útil para quem já tem um nível intermediário/avançado no idioma. Aparecem os sinônimos e o mais legal, exemplos aplicados em frases.

Então se você não consegue montar suas próprias frases, você pode se basear nas frases do Google tradutor ou até mesmo usá-las para estudar, copiar para o seu caderno ou colocar no Anki.

como aprender ingles pelo google tradutor

como aprender ingles pelo google tradutor

Mas o mais importante do uso do Google tradutor é a pronúncia das palavras. Sempre ouça a forma como se pronúncia. Dessa maneira você vai sempre pronunciar as palavras ou frases de maneira correta.

Outra coisa legal é que a primeira vez que você ouve, a pronúncia é dada em velocidade normal, porém se você clica para ouvir uma segunda vez, a pronúncia é mais lenta, facilitando a compreensão de quem está iniciando os estudos.


GOOGLE TRADUTOR FUNCIONA OU NÃO PARA APRENDER INGLÊS?

Google tradutor funciona para aprender inglês. como aprender ingles pelo google tradutor

A minha opinião sobre aprender inglês pelo Google tradutor, é que esta ferramenta funciona como uma ajuda para aprender inglês. Porém, você deve tomar cuidado com a tradução de textos enormes, com expressões idiomáticas e gírias regionais.

Mas é uma ferramenta muito simples e útil, principalmente para checar a pronúncia das palavras e não sair falando elas errado. Pois se você começa a pronunciar uma palavra incorretamente, para corrigir depois é complicado, porque seu cérebro acostumou com a pronúncia errada. Por isso lembre-se sempre de checar a pronúncia das palavras.

Com certeza a Google irá melhorar muito essa ferramenta ainda, mas é claro que nada substitui uma conversação real ou a explicação de outra pessoa, ou professor.

Porém, toda forma de ajuda para o seu aprendizado é bem-vinda. Sem preconceitos, o importante é aprender inglês, avançar, aprimorar. Independentemente das ferramentas que você utiliza.

4 thoughts on “COMO O GOOGLE TRADUTOR PODE TE AJUDAR A APRENDER INGLÊS

  • Luciano Hérbet

    Legal. Até agora jamais tinha prestado atenção nas informações adicionais. Obrigado

    Resposta
    • Inglês na Sua Casa

      Opa Luciano. Fico feliz que esse texto tenha contribuído para seu aprendizado de alguma forma. Poucas pessoas conhecem todas as funcionalidades. Aproveita para turbinar seus estudos!!!

      Resposta
  • Adorei a dica. Nunca olhava os exemplos… Obrigada, cada dia mais um aprendizado rumo a minha meta de falar inglês fluente.

    Resposta
    • Inglês na Sua Casa

      Isso aí Livia. Cada dia um passo mais perto do sonho. Ficamos muito felizes de saber que estamos ajudando nesse processo. Obrigada pelo seu comentário. Tamo junto!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.