CONFIRA A HISTÓRIA E O VOCABULÁRIO DE ST. PATRICK’S DAY E NÃO FIQUE DE FORA

Hey… What’s the craic (créc)?

Você leu certo, isso mesmo. Essa é uma expressão muito peculiar da Irlanda, que significa o mesmo que ‘what’s up?’. Ou seja, uma maneira para cumprimentar alguém e saber dos últimos acontecimentos. Mas isso só faz sentido lá!

Você sabia que eu e o Tarcio já moramos na Irlanda? E como você deve saber, hoje é comemorado St. Patrick’s Day – ou dia de São Patrício – que teve sua origem na ilha da esmeralda, como a Irlanda é carinhosamente chamada.

Então se você procura saber um pouquinho mais sobre essa celebração e também o vocabulário de St. Patrick’s Day, fica comigo até o fim desse post.


QUEM FOI SAINT PATRICK?

 

Primeiro deixa eu te explicar que ele realmente existiu, portanto não é lenda, nem mitologia. Estamos falando de história mesmo.

St. Patrick, que na verdade se chamava Maewyn Succat, é o santo padroeiro da Irlanda. Porém ele não era Irlandês. Não se sabe ao certo se ele nasceu na Escócia, Inglaterra ou Países de Gales, mas a história relata que ele foi sequestrado e levado como escravo para o país, onde permaneceu por seis anos.

Depois de conseguir fugir, ele foi para um mosteiro no Reino Unido. Quando concluiu seu período de estudo, retornou como missionário para a Irlanda com o propósito de levar o Cristianismo para a ilha durante o século V. Ele teve muito sucesso nessa missão e hoje é reconhecido no mundo inteiro.


VOCABULÁRIO DE ST. PATRICK’S DAY

 

Alguns símbolos representam esse dia. E vamos apresentá-los para você em inglês, com suas traduções e significados. Além de outros vocabulários relacionados a data e a cultura do país. Confira o vocabulário de St. Patrick’s Day dentro de exemplo com áudio.

> Today is celebrated St. Paddy’s Day.
(Hoje é celebrado dia de São Patrício)

(St. Paddy é uma abreviação para Saint. Patrick. Maneira como a celebração é chamada pelo mundo)

 

> St. Patrick is Ireland’s Patron Saint.
São Patrício é o Santo padroeiro da Irlanda)

 

> He explained the Holy Trinity by using a Shamrock.
(Ele explicou a Santíssima Trindade usando um trevo de três folhas)

(O padroeiro usava o trevo de 3 folhas para pregar a santíssima trindade. Pai, Filho e Espírito Santo)

 

> The Holy Trinity is composed of the Father, the Son and the Holy Spirit.
(A Santíssima Trindade é composta por Pai, Filho e Espírito Santo)

 

> Although the Celtic Cross is a Christian symbol, it has its roots in ancient pagan beliefs at the same time.
(Apesar de a Cruz Celta/Cruz Céltica ser um símbolo cristão, ao mesmo tempo tem suas raízes em crenças pagãs)

(Acredita-se que para converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício uniu a cruz solar – muito importante para os irlandeses – com a cruz cristã, que deu origem a Cruz Celta)

 

Leprechauns are part of Irish folk legend.
(Duendes são parte da lenda folclórica Irlandesa)

(Provavelmente ele foi ‘roubado’ do folclore celta e associado a festividade anos depois. Os celtas acreditavam que os duendes tinham poderes mágicos. Os dois próximos símbolos surgiram por conta da conexão com os duendes, já que segundo a lenda eles escondem o pote de ouro no final do arco íris)

> They hide the pot of gold at the end of the rainbow.
(Eles escondem o pote de ouro no final do arco íris)

 

> St. Patrick drove the snakes out of Ireland
(São Patrício expulsou as cobras da Irlanda)

(A lenda diz que – aqui sim podemos chamar de lenda – que São Patrício expulsou as cobras da Irlanda. Mas é na verdade uma metáfora para contar o sucesso do Cristianismo no país, extinguindo a cultura pagã)

 

> St. Patrick’s Cathedral is located in Dublin
(A catedral de São Patrício é localizada em Dublin)

 

> St. Patrick’s Day Parade in New York is one of the biggest events in March
(O desfile do dia de São Patrício em Nova Iorque é um dos maiores eventos em Março)

(Os desfiles que acontecem pelo país, são as atrações principais da festividade, com muita cor e participação da comunidade local)

 

> Nobody could imagine Ireland  without pubs.
(Ninguém consegue imaginar a Irlanda sem pubs)

(Traduzimos como pub mesmo, uma espécie de bar, mas na verdade nós acabamos falando pub também. Já nos apropriamos dessa palavra. Você já deve ter conhecer os Irlandeses pela fama de beberrões. São mais de mil pubs espalhados pelo país)

 

> Your celebration wouldn’t be complete without green beer 
(Sua celebração não estaria completa sem cerveja verde)

(uma curiosidade é que nesse dia os pubs colocam corante para a cerveja ficar verde)

 


E falando em cerveja verde, essa é a cor principal dessa festividade. Todos vestem verde nesse dia, e a tradição é dar um beliscão em quem não fazer parte da brincadeira. A cor é um símbolo para o país, não é à toa que se chama ilha Esmeralda!

Agora que você já tá fera no vocabulário de St. Patrick’s Day, deixa eu te contar outras curiosidades. Acredita-se que ele tenha morrido em 17 de março, por isso resolveram usar esse dia para homenagear o padroeiro.

Então hoje a Irlanda está em festa. Um grande festival acontece por lá, inclusive com desfiles em diversas regiões do país. Mas a celebração não acaba aí. Já ganhou o mundo, que nesse dia veste verde. E St. Patrick’s Day já é o ‘dia santo’ mais celebrado do planeta.