COMO USAR O ANKI PARA APRENDER INGLÊS [TUTORIAL BÁSICO]

Me diz uma coisa. Você sofre com o fato de estudar alguma estrutura nova em inglês e algumas horas depois não conseguir lembrar dela?

Não se preocupe, você não sofre de amnésia não. Isso é comum com todos os alunos de inglês. E neste post eu vou te apresentar uma ferramenta que pode te ajudar muito no processo de memorização em inglês.

Essa ferramenta se chama ANKI. E se você quiser saber mais sobre ela e como isso pode te ajudar nos estudos de inglês, continue lendo esse artigo.


O QUE É O ANKI?

 

“Anki is a program which makes remembering things easy. Because it’s a lot more efficient than traditional study methods, you can either greatly decrease your time spent studying, or greatly increase the amount you learn.” (https://apps.ankiweb.net/)

“Anki é um programa que faz com que você lembre de coisas facilmente. Por ser um método muito mais eficiente do que os métodos tradicionais de estudos, você pode tanto diminuir o tempo que você passa estudando quanto aumentar a quantidade de informação que você aprende.”

O Anki é basicamente um aplicativo que você pode usar pela internet (Anki web), fazer o download no computador ou então no seu celular.

Ele foi criado principalmente para o estudos de línguas difíceis como o japonês, porém hoje em dia ele é usado para aprender e memorizar qualquer coisa que você quiser. Seja fórmulas matemáticas ou idiomas.

Essa ferramenta se baseia na teoria da  curva do esquecimento. Mas o que é isso?

Basicamente a curva do esquecimento é o tempo que levamos para esquecer alguma coisa.

Seria ótimo se vimos algo apenas uma vez e não esquecêssemos mais, não é mesmo? Mas infelizmente não é assim que o nosso cérebro funciona.

Quando aprendermos algo, logo depois de 1h , podemos lembrar em torno de 50% do que foi aprendido. Depois de um dia inteiro, podemos lembrar apenas 20%.

E é aí que entram  as revisões. Quando fizemos a primeira revisão, o nosso cérebro passa a entender que aquilo é importante para gente e ao invés de lembrarmos apenas 50% depois de uma hora, somos capazes de lembrar 80%.

E assim por diante, até que que essa informação fique gravada na sua memória de longo prazo. Para saber mais sobre a curva do esquecimento, acesse o site estudoesquematizado.com.br

E é em cima disso que o Anki trabalha. Essa ferramenta sabe qual o momento certo de te apresentar o que você tem que revisar para não esquecer, já que se você revisar algo que já está gravado no seu cérebro você estará perdendo um tempo que poderia ser usado para revisar outra informação. E se você revisar tarde demais, você pode ter esquecido e voltar a estaca zero.

Esse sistema de repetição é chamado de SRS (Spaced repetition system) ou sistema de repetição espaçada.

Ok. Muito bonita essa teoria. Mas vamos para o que realmente importa. Como usar o Anki para aprender inglês.


COMO BAIXAR O ANKI

Primeiro preciso te informar que você tem três maneiras de usar o Anki.

A primeira é online. Através do site do Ankiweb. Mas por ter que usar internet, isso pode te limitar um pouco.

A segunda opção é fazer o download do app no seu computador. Essa já é um pouco melhor, afinal você não precisa abrir o seu navegador e correr o risco de dar aquela espiadinha rápida de 2h nas suas redes sociais e acabar deixando os estudos de lado.

Sem contar que você fica limitado a usar somente quando estiver a frente do computador onde o app está instalado.

A terceira opção é a que no meu ponto de vista é mais vantajosa, é app Ankidroid. Você pode baixar ele par ao seu celular e assim usar onde quer que você esteja. Muito bom para aproveitar aqueles tempos mortos, como em filas de banco por exemplo.

O app do Anki para android é gratuito, já para o IoS ele tem um custo de $24,00 (vinte e quatro dólares). Isso mesmo, dólares. Um pouco salgado e confesso que não sei o porque é cobrado para os usuários de Iphone e não para os outros. Tremenda injustiça.

Porém você pode pensar nisso como um investimento, que vai potencializar muito o seu inglês. Ou se não quiser pagar pelo app você pode usar ele pelo navegador ou pelo computador.

O mais legal é que você consegue sincronizar a sua conta. Então você pode ter o app no celular e no computador, e estudar tanto em um quanto no outro.


COMO USAR O ANKI PARA APRENDER INGLÊS

 

Aprender inglês com o Anki é muito bom pelo fato de que você pode criar as suas próprias frases ou copiá-las de algum lugar. Pode ser de alguma série que você esteja vendo ou então de algum artigo que você está lendo na internet. Ou seja, você é que cria o seu próprio material de estudo com aquilo que é mais relevante para você.

E dentro do Anki existem inúmeras alternativas para você criar flashcards de maneiras bem legais e intuitivas. Porém, para fazer algo bem bacana você precisa se aprofundar um pouco mais e o meu intuito aqui é mostrar por enquanto o básico.

Vamos ver certinho como estudar com o Anki.

O primeiro passo é criar o Deck (Baralho) de estudos. Isso é apenas uma forma de organizar melhor os seus estudo, já que você pode criar diversos baralhos.

Pra isso basta clicar no mais no canto da dela e depois clicar em “criar Baralho”. Dê um nome para esse baralho e pronto. Baralho criado.

Criar baralho no AnkiO segundo passo é criar uma carta que vai dentro do baralho. Para isso você vai clicar no símbolo de “mais” novamente e clicar em “adicionar”.

Depois de feito isso você vai escolher o tipo de baralho. Nós aconselhamos a escolher, neste começo, o baralho “Básico (e cartão invertido)” (#1). Dessa maneira você irá criar dois cartões. As vezes irá aparecer a frase em inglês e você precisa saber o que significa em português, e às vezes essa mesma frase irá aparecer em português para você saber o que significa em inglês.

Na opção “baralho” (#2) você vai escolher em qual baralho você quer adicionar os cartões que você está criando.

No campo “frente (front)” (#3) você colocar a frase em inglês. Essa frase você pode criar, tirar de livros, séries. E no campo “verso (back)” (#4) você irá colocar a tradução dessa frase. Se quiser pode colocar mais alguma informação que você ache relevante.

Depois é só clicar no “símbolo de check” (#5) e pronto. Para adicionar mais frases é só repetir o processo.

adicionar uma nota no Anki

Agora é só partir para os estudos. E nessa fase você tem que ser sincero com você mesmo para ter uma melhor eficiência dessa ferramenta.

Clique em cima do baralho que deseja estudar. A primeira carta já aparece. Neste caso (frase). Como você está em uma fase de aprendizado, você vai clicar em “Mostrar resposta” para ver o que significa. E depois clique em “Novamente” logo abaixo do seu app.

Da próxima vez que essa frase aparecer para você. você irá tentar lembrar de qual é o significado dela. Se você não conseguir lembrar, você vai clicar em mostrar resposta e então em novamente e o app vai te apresentar essa frase de novo em instantes. Se você lembrou mas demorou um pouco, você pode clicar em bom e o Anki vai te mostrar novamente dentro de 1 dia geralmente. Se você lembrou rapidamente e acertou, você pode clicar em “Fácil”, que o Anki vai te mostrar essa frase novamente somente daqui a 4 dias.

Estudando com o Anki

Feito isso com todas as cartas que você tem no baralho e que o Anki acha relevante para você estudar naquele dia, o seu estudo está feito.

Rápido, prático e objetivo.

Depois de você já dominar essa ferramenta, você pode procurar por tutorias na internet que te ensinam como colocar áudio nos cartões e esconder palavras. O que torna o estudo um pouco mais desafiador.


É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS COM O ANKI (NOSSA OPINIÃO)

A minha opinião é que não sejamos preconceituosos a nenhuma forma de estudo. Se a ferramenta está funcionando para você e te ajudando a atingir os seus objetivos com a língua, qual o problema?

Vale lembrar que para você estudar apenas com o Anki você precisa ser uma pessoa muito dedicada e focada. Já que você vai ter que ir atrás dos conteúdos, estruturar e colocar no Anki, meio que por conta própria.

Mas o principal objetivo de estudar inglês com anki é a revisão. É revisando que a mágica do inglês acontece. É ali que o inglês começa a ficar automático na sua cabeça.

Igual dirigir um carro. Você aprender que tem que apertar a embreagem com o pé esquerdo, depois engatar a primeira, tirar o pé lentamente. Assim que o carro atingir uma certa velocidade você repete o processo e coloca a segunda marcha, e assim por diante.

Porém depois de ter praticado e repetido isso tantas vezes, você troca de marcha sem pensar, no automático. E isso só se dá porque você repete milhares de vezes.

Então o Anki é uma excelente ferramenta para você revisar o que aprendeu no seu curso, de uma maneira simples, já que você não precisa ficar abrindo livro e você pode estudar em qualquer lugar, se você tiver o Ankidroid em seu celular.

E como ele é embasado em uma teoria muito eficaz e essa ferramenta sabe o tempo certo para você rever suas frases, ela te ajudar muito na memorização e fixação de um novo idioma.


Agora que você já sabe como usar o Anki, use e abuse dessa ferramenta. Você vai ver como você irá melhorar muito o seu inglês.

Você pode por exemplo, pegar as frases dos textos aqui do blog e colocar no seu baralho do Anki. Que tal ter um baralho com o nome “Frases do Inglês na Sua Casa”?

Ficaremos felizes de saber se você está fazendo isso.

Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários abaixo.

C ya!

 

  • Keyla Nerys

    Eu uso o Anki desde o início dos meus estudos de Inglês e adiciono todas as frases novas que aprendo frequentemente. A chave do Anki é revisá-lo todos os dias, como vocês mesmo falaram, as frases se tornam automáticas e depois de um tempo nem precisa mais traduzi-las para o português. Super recomento o Anki.

    • Inglês na Sua Casa

      Legal ter sua contribuição por aqui Keyla, é realmente uma excelente ferramenta. E como você disse, a revisão diária é extremamente importante para melhor rendimento. Parabéns pela determinação!