TOP 7 MANEIRAS DE VOCÊ PRATICAR A FALA EM INGLÊS

Quando falamos em como aprender inglês, dominar as quatro habilidades (listening, reading writing e speaking) é o que todo estudante quer. Porém nem todas são tão fáceis, não é mesmo? Algumas podem ser um pouco mais complicadas do que outras e isso depende de cada pessoa.

Dessas quatro, a que mais se destacam em nível de dificuldade entre os alunos é o Speaking. Conversar em inglês pode ser um terror para muitos estudantes.

Alguns dizem que é porque não tem com quem conversar, outros dizem que as palavras simplesmente fogem da cabeça. E tem aqueles que sofrem de vergonha. Esse último por sinal é um dos grandes vilões.

Nós concordamos sim que praticar a fala morando em um país onde o inglês não é a língua nativa, é um tanto quanto desafiador. Mas acredite, existem diversas oportunidades. E muitas vezes não devemos esperar pelas oportunidades, devemos criá-las. 

E foi por isso que eu resolvi escrever este post com 7 dicas para você praticar a fala em inglês aí da sua casa.

Leia o post até o final e tenho certeza que não vai se arrepender.


ELIMINE A VERGONHA

 

A vergonha pode ser o grande se não o maior vilão que você possa ter. Não existe outra maneira de você praticar a fala sem ser falando.

O que você precisa analisar aqui é o porquê dessa sua vergonha. Se você for uma pessoa tímida, tudo bem, logo abaixo vou te dar algumas dicas para você praticar na maioria das vezes sozinho. Mas te aconselho que sempre que possível, tente conversar com outra pessoa em inglês, mesmo que for somente um pouquinho. Comece com pouco e vá aumentando a dose conforme for se sentindo mais confiante.

Se o seu problema de vergonha é porque você fica com medo do que vão pensar do seu inglês ou até mesmo medo de errar, o que eu posso te dizer é pratique o “tô nem aí”. Claro que é bom sempre estar atento aos erros e evoluir com eles. Mas isso não pode te bloquear sem ao menos você tentar.

Lembre-se de uma frase que diz: “– Mistakes are the proof that you are trying” (Erros são as provas de que você está tentando)

E se você estiver conversando com alguém e essa pessoa rir de você porque você cometeu algum erro ou porque o seu sotaque no inglês é engraçado, e não te ajudou a melhorar seus erros, simplesmente ignore essa pessoa e procure outra para conversar.

Veja só como uma criança aprender a falar a língua materna dela. Ela comete inúmeros erros até que começa a falar tudo perfeitamente. Agora imagine um segundo idioma no qual você não está exposto o tempo todo.


REPITA VÍDEOS

 

Nesta técnica você só vai repetir o que está ouvindo no vídeo. Mas não é simplesmente repetir não. Você tem que fazer de conta que é o personagem.

Por isso repita em voz alta e com as mesmas entonações e expressões faciais do ator ou da atriz. Eu sei que parece ser coisa de maluco, mas acredite. Funciona.

Quando aprendemos a falar enquanto criança, não fizemos nada mais do que imitar nossos pais e outros familiares. E isso não é só na fala não. É no jeito de andar, de agir e é claro de se comunicar. Por isso que muitas vezes dizemos: “- É a cara e o jeito do pai”

Então, nada melhor do que aprender a falar inglês, copiando a forma como eles falam, gesticulam e se expressam. Dessa maneira você aprende a falar de uma maneira não robotizada, mas com muito mais fluidez e fluência.


FALE COM VOCÊ MESMO

 

Essa pode soar um pouco estranho. Talvez quem te ver falando contigo mesmo vai pensar que você é maluco (a). Mas não dê bola para isso.

Se você tem vergonha ou não tem com quem falar frequentemente, conversar com você mesmo pode ser uma grande alternativa para praticar todos os dias. Nem que seja no conforto da sua própria casa. Aos poucos você vai perdendo a vergonha dos membros da sua família e ficando cada vez mais acostumado (a) com as pessoas ao seu redor. 

O importante aqui é falar em voz alta. Aliás, sempre que você for praticar o Speaking, é essencial que você faça de voz alta, literalmente falando e não montando a frase na sua mente apenas. Dessa maneira você escuta a sua voz e a pronúncia e treina a musculatura para fonemas que não temos no nosso idioma, como o famoso ‘th’.


FALE COM SEU PET OU PLANTA

 

Se você acha que falar com você mesmo pode ser meio sem graça, você pode se encaixar nessa técnica aqui (ou nas duas, eu insisto, tente começar com você mesmo). Aproveite seu animalzinho de estimação ou planta e solta o verbo.

Fizemos isso em português sem nos dar conta. Estamos o tempo todo dando ordens para os nossos bichinhos de casa, principalmente se for um cão ou um gato. Então porque não aproveitar esses momentos de descontração e colocar o inglês em prática?

Tudo bem que os bichinhos ou plantas não vão te responder com palavras, mas lembre-se que aqui estamos falando de praticar o speaking e não o listening.


RESPONDA VÍDEOS DE ENTREVISTAS (TALK SHOWS)

 

Essa técnica eu adoro. É uma maneira muito interativa de você praticar o speaking.

Sabe aqueles programas de talk shows, como o “The late night Show”? Você pode encontrar reprises desses programas facilmente no Youtube.

Aí é só da o play, esperar a pergunta e na hora que o entrevistado for responder, você pausa o vídeo e tente expressar qual seria a sua resposta. Mesmo que você nunca tenha vivido por aquela determinada situação, invente uma resposta. 

Eu adoro faze isso. Sempre penso em umas respostas engraçadas e tento me colocar na pele de um ator famoso. Imagino tanto que às vezes até penso ser verdade. hahaha

Parece maluco né? Mas para aprender inglês e praticar o speaking aqui no Brasil é muito válido.


PROCURE POR OUTROS ALUNOS EM COMUNIDADES

 

O que não falta em uma pesquisa rápida no Facebook e no Google+ são grupos para aprender inglês.

Entrar nesses grupos é ótimo para tentar fazer amizade com outros alunos que estão na mesma situação que você. Garanto que a maioria ali está querendo praticar a fala.

Aproveite que hoje em dia temos o mundo no celular. Pegue os contatos de alguns integrantes e marque de fazer um skype ou até mesmo de criar um pequeno grupo no WhatsApp para poderem conversar todos os dias.

Vocês podem marcar 1h de skype todas as semanas para colocar tudo que aprendem em prática. Cada um pode ser responsável por trazer um tema a cada semana. E aí é só sair falando.

O melhor disso tudo é que você pode fazer aí do conforto da sua casa. Sem perder muito tempo se deslocando para grupos de conversação ou escolas.


APP

 

Uma das coisas que eu sempre tento alertar os estudantes é a respeito das tecnologias. Para mim, foi-se a época em que celulares e tabletes mais atrapalhavam os estudos do que ajudavam. Hoje esses eletrônicos podem ser muito úteis desde que usados com foco e para o bem do seus estudos.

Hoje temos muita informação com apenas um clique. Temos o mundo inteiro na palma das nossas mãos. Então não poderia deixar passar em branco essas dicas.

Entre na sua play store ou apple store e comece a baixar todos os aplicativos para conversar em inglês que você encontrar. Eles são muito úteis.

Vou até citar uns mais adiante, mas essas questão de qual é o melhor é meio pessoal, pois cada um vai gostar de um tipo. Então o melhor que se tem a fazer é baixar todos eles e sair testando qual funciona melhor para você.

Existem desde aplicativos gratuitos até aplicativos de plataformas pagas, como o caso do Italki.

Mas mesmo os gratuitos funcionam muito bem e na maioria deles você pode encontrar pessoas reais para conversar. Claro, que você tem que ter cuidado e não sair conversando e passando senha de banco por aí.

Dois dos apps que eu mais gosto são o English conversation e o Hello Talk.

No English conversation você encontra diálogos do dia a dia para você praticar. Você pratica com um diálogo pronto e pode até gravar a sua voz para ouvir depois. É um app muito bom para quem está começando a aprender inglês.

Já o Hello talk é para conversar com outras pessoas ao redor do mundo que também estão aprendendo um idioma. Ele funciona como uma troca. Por exemplo.

Se você quer aprender inglês e fala português, você coloca essas informações no app e ele encontrará pessoas no qual o idioma nativo seja o inglês e estão querendo aprender português. Isso é muito legal, porque aí cada um ajuda o outro. E você não precisa saber tudo em português para ensinar alguém lá. É apenas para trocar informações sobre uma conversa simples.

Coloquei abaixo os links desses dois apps.

English Conversation

Google play > https://play.google.com/store/apps/details?id=com.talkenglish.conversation

iTunes > https://itunes.apple.com/us/app/speak-english-conversation/id1111165116?mt=8

Hello Talk

Google Play > https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hellotalk&hl=pt_BR

iTunes > https://itunes.apple.com/us/app/hellotalk-language-exchange-learning-app/id557130558?mt=8


Então para resumir eu diria que o mais importante é não ter vergonha na hora de falar, porque é errando que se aprende. E diria também que não existe outra maneira de praticar a fala do que falando.

Comece aos poucos, sem pressão e vá evoluindo com o tempo. Não fique pensando nos seus erros, mas sim na evolução de cada dia.

Agora é só pôr em prática uma ou quem sabe todas essas sete técnicas para praticar a fala em inglês que tenho certeza que em breve você estará falando fluentemente, tudo depende do seu esforço.

Espero que esse texto tenha te ajudado nas suas estratégias de estudo. Se sim, deixe um comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos. Tem os botões de compartilhamento logo no final do texto. É fácil e rápido!

Parabéns por ter chegado até aqui.

See you next post!