MENTALIDADE FIXA X MENTALIDADE DE CRESCIMENTO – COMO ISSO PODE AFETAR A MANEIRA QUE VOCÊ APRENDE INGLÊS

Já tentei aprender inglês de diversas maneiras e parece que eu nunca saio do lugar. Começo animado mas tempos depois eu desisto. Estou achando que inglês não é para mim. Não tenho o dom para isso!

Você pensa ou já pensou assim também?

Se sim, você precisa continuar lendo este texto. Se não pensa assim, continue lendo que sempre tem algo novo para aprender. rsrs

Neste artigo eu quero chamar a sua atenção para a forma com que pensamos o nosso aprendizado de inglês. Mas especificamente sobre Mentalidade fixa e Mentalidade de Crescimento.

E vou te mostrar como isso pode influenciar no seu aprendizado do idioma. Ficou curioso? Então vem comigo!

 


MENTALIDADE FIXA X MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

MENTALIDADE FIXA X MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

 

Em inglês chamamos de Fixed mindset e Growth mindset. Este é um estudo muito bem feito que a psicóloga Carol Dweck aborda em seu livro Mindset: The New Psychology of Success (Mindset: A nova psicologia do sucesso)

Bom, de maneira resumida, pessoas com Mentalidade Fixa pensam que ‘elas são o que elas são’. Acreditam que inteligência já nasce com a pessoa e não se conquista.

Isso é ruim porque elas acabam evitando desafios e se restringem somente no que elas sabem fazer bem. Quando surge algum obstáculo elas logo desistem, pois pensam que são forças externas que aparecem no caminho. Elas enxergam o esforço como algo sem finalidade, ignoram um feedback negativo e se sentem ameaçadas pelo sucesso dos outros, sempre tentando se convencer que o outro teve mais sorte e não preparo.

Pessoas com Mentalidade de Crescimento pensam que inteligência pode ser desenvolvida e tem um grande desejo de aprender coisas das quais não dominam.

Elas abraçam os desafios, persistem nas dificuldades, vêm todo o esforço feito durante o percurso como o caminho para a maestria, usam as críticas para aprenderem ainda mais e aprendem a encontrar inspiração no sucesso dos outros.

 


QUAL A LIGAÇÃO DESSES MINDSETS COM O INGLÊS?

QUAL A LIGAÇÃO DESSES MINDSETS COM O INGLÊS

 

Aprender inglês, ou qualquer outro idioma, não é algo que somente algumas pessoas conseguirão na vida. Qualquer pessoa consegue aprender inglês.

Imagine se você tivesse nascido no Brasil e seus pais fossem com você para os EUA ou Inglaterra antes do seu primeiro ano de vida. Lá você cresceria inserido na sociedade como um nativo, teria que frequentar a creche, primário, colegial e até a faculdade por lá.

Logo você saberia falar inglês perfeitamente, mesmo tendo nascido no Brasil. O cérebro de um Americano ou Britânico não diferente do Cérebro de um Brasileiro. somos todos iguais e todos podem aprender um novo idioma. É claro que alguns terão mais facilidades do que outros. Mas todos podem aprender, basta acreditar.

Então, o que leva a maioria das pessoas a não falarem inglês é a mentalidade delas. É até onde elas acreditam que podem ou não. Que aquilo é um dom ou pode ser aprendido.

Vamos comparar como pessoas com as duas mentalidades pensam a respeito de alguns problemas envolvendo o inglês.

 

COMO CADA TIPO DE MENTALIDADE PENSA O INGLÊS

 

Todos fizemos algo que desempenhamos melhor e somos elogiados por isso. Então uma pessoa que possui mentalidade fixa, quando se depara com o desafio de aprender inglês (ou qualquer outra nova língua), exita em começar pois na sua mente pensa que o desafio é grande e o sucesso (aprender rápido ou sem esforço) não é garantido. Logo ela prefere não arriscar, pois isso pode passar uma imagem de fracassado e então é melhor ficar somente fazendo as coisas que ela já domina bem.

Já quem tem mentalidade de Crescimento pensa que inteligência pode ser desenvolvida e que o cérebro é um músculo que pode ser treinado. Tento dentro de si um grande desejo por aprender e melhorar.

Mesma coisa quando se deparamos com obstáculos no meio do caminho. Pode ser falta de grana, falta de tempo ou repetitivas falhas, por exemplo. Quem tem mentalidade fixa logo irá desistir, pois para vencer os obstáculos ela terá que se esforçar mais e esforço pode simbolizar falta de inteligência. E isso é a última coisa que pessoas com esse Mindset querem demonstrar.

Ao contrário, pessoas com mentalidade de crescimento, não vêem obstáculos e erros ligados à como o sucesso pessoal irá parecer para os outros. Mas elas enxergam uma possibilidade muito maior de aprender com os erros e obstáculos, mesmo que sejam muitos e repetitivos. Ou seja, você nunca perde, ou você ganha, ou você aprende.

Mas o pior de tudo para as pessoas de mentalidade fixa são aquelas pessoas que dão feedbacks negativos como: “Você pronuncia errado”, “você já está tanto tempo no inglês e ainda não aprendeu nada?”, “Só aprende inglês quem mora fora”, etc.

Esse criticismo certamente irá fazer a pessoa desistir e acreditar que o que os outros dizem é verdade e que a imagem delas está sendo vista como negativa.

Para quem tem mentalidade de crescimento, essas críticas, são apenas mais uma fonte de informação, onde elas podem ver possíveis pontos de melhorias na sua jornada de aprendizado e assim evoluir sempre.

 


E QUAL É A SUA MENTALIDADE COM O APRENDIZADO DO INGLÊS?

E QUAL É A SUA MENTALIDADE COM O APRENDIZADO DO INGLÊS

 

O melhor de tudo é que você pode mudar o seu Mindset a qualquer momento. Se você se identificou com a Mentalidade Fixa, espero que você possa tentar mudar aos poucos para a Mentalidade de Crescimento. Tenho certeza que você irá aprender inglês muito mais rápido e eficiente.

Se você quiser saber mais sobre esses dois tipos de mentalidade é só clicar nos links abaixo. Tem na versão em português e em inglês para você poder praticar a sua leitura.

Mentalidade fixa vs. Mentalidade de crescimento

Fixed Mindset vs. Growth Mindset: Which One Are You?

Nós acreditamos fortemente que o seu mindset pode fazer toda a diferença na hora de aprender inglês. Como sempre dizemos, só existem dois tipos de alunos que nunca irão aprender inglês. Aquele que não começa e aquele que desiste. Se você começar e não desistir, tenho certeza que uma hora chegará lá.

Se esse texto te trouxe ainda mais motivação, deixe nos comentários para que possamos saber e compartilhe algo que te motiva a aprender inglês também.

c ya!

 

  • Carlos Copi

    Eu acredito que o cérebro é um músculo que pode e deve ser exercitado mas “desisti” de aprender uma terceira língua. Isso me configura como um Lazy Mindset? hahahaha ._.

    • Inglês na Sua Casa

      Bom questionamento amigo. Precisamos nos aprofundar nesse tema. hehe Apenas lembre que você pode voltar a aprender a qualquer momento! Abraços!