FALSO COGNATO: EXQUISITE X WEIRD

Como você traduziria “exquisite necklace”?

a) colar requintado
b) colar esquisito
c) colar engraçado

Se você foi pela dedução de esquisito por se parecer muito com essa palavra em português, sinto muito. A opção correta é letra A = requintado.

Viu que esquisito?

Nem tudo que parece é. E por isso esse é o nome da nossa categoria de falsos cognatos, pois aqui falamos de palavras em inglês que por conta da escrita se parecem com alguma outra em português, mas possuem significado completamente diferente.

Como vimos anteriormente, o falso cognato exquisite pode até parecer com esquisito, mas na verdade é usado para descrever algo como muito bom… algumas traduções seriam requintado, delicado, fino, extraordinário. Surpreendente não é mesmo? Então confira alguns exemplos:

 

Exemplo #1 – This is an exquisite dish.
(Esse é um prato requintado)

 

Exemplo #2 – The wedding cake was absolutely exquisite.
(O bolo de casamento era absolutamente extraordinário)

 

Exemplo #3 – She wore an exquisite dress.
(Ela usou um vestido delicado)

Tenho certeza que você compreendeu o significado do falso cognato exquisite. Mas se não é esquisito, ainda deve ter uma pergunta na sua cabeça:

 


COMO DIZER ESQUISITO EM INGLÊS?

O que significa wierd

 

Podemos traduzir esquisito ou estranho de três formas: weird, strange ou odd.

E você já deve estar se perguntando a diferença. Porém certas coisas a gente aprende a usar vivendo o idioma, então chega a ser muito difícil definir.

Então contei com a ajuda do artigo do professor Denilson de Lima do site Inglês na Ponta da Língua – pioneiro no inglês online – para trazer essa diferença para você. Vamos ver.

Strange e odd seriam sinônimos, ou seja, tanto faz usar um ou outro na maioria dos casos. Porém quando falamos de pessoas, odd seria esquisito no sentido de engraçado, curioso e strange no sentido de oferecer perigo.

weird seria bem informal, usado mais no inglês falado. Para descrever pessoas ou ideias em tom de reprovação, julgamento. Ou ainda para dizer que algo é tão estranho que chega a fugir do normal.

Clicando nesse link você será direcionado para o site dele e conferir diversos exemplos.

Espero ter ajudado com mais esse falso cognato. Caso você queria aprender outros desse, clique aqui e confira nossa categoria recheada deles.

Bons estudos. Até mais.