QUAL A DIFERENÇA ENTRE MUST E SHOULD?

Qual a diferença entre must e should? Eu já passei por essa dúvida, também já tive essa dificuldade para conseguir diferenciar e fazer minhas frases, tudo normal como todo e qualquer aluno de inglês.

Mas não se preocupe, você não está sozinho nessa. E bem por esse motivo hoje eu trouxe esse post para deixar clara essa diferença, principalmente através dos exemplos com áudio.

E antes de te esclarecer isso definitivamente, deixa eu te ensinar a aproveitar melhor esse artigo. Não apenas leia esse post. Estude. E você pode fazer isso dando play nas frases e repetindo quantas vezes forem necessárias. Depois monte seus próprios exemplos com must e should pensando na sua própria realidade, e claro, revise todos os dias até que fique natural pra você.

Agora vamos lá!


Entendendo a diferença entre must e should de uma vez por todas!

 

Você já deve saber, mas deixa eu explicar rapidinho que de maneira geral should significa ‘deveria’ e must significa ‘deve’, podendo ser traduzido também como ‘ter que’. Eles são modal verbs, por isso sempre são seguidos por um outro verbo que dá o sentido da frase, como em should go (deveria ir), must pay (deve pagar)…

Certo, revisado isso, continua uma dúvida > Qual a diferença entre must e should?

Você também já deve ter lido que usamos should para sugestão e must para obrigação. E se você procura algo mais profundo do que isso, sinto muito, isso está certo.

Eu sei que é muito simples na teoria, mas na hora de colocar em prática não parece tão simples assim. E se esse for seu caso, não te falta teoria e sim prática. Você precisa usar mais essas duas palavras de modo que soem cada vez mais natural.

Mas deixa eu tentar complementar para você aqui como faço com meus alunos presenciais. Should é usado para recomendações, conselhos ou para falar sobre o que geralmente é certo ou errado dentro dos padrões impostos pela sociedade. Eu ainda gosto de dizer que o should é como o famoso “seria melhor”. Você dá sua opinião sem impor nada.

E o must é usado quando as pessoas são obrigadas a fazer algo, caso contrário, haveria uma consequência. Por exemplo, você deve seguir a lei, caso contrário haverá uma punição. Nas negativas implica proibição.

A principal diferença entre must e should é a força que must implica e também as consequências caso a obrigação não seja cumprida. Vamos ver no exemplo a seguir.

Em ‘you should do your homework now’ (você deveria fazer sua tarefa agora), sugere que seria melhor começar a fazer agora. Já em ‘you must do your homework now(você deve fazer sua tarefa agora) implica que a pessoa já esteja atrasada e caso não comece agora mesmo não será capaz de terminar e provavelmente haverá uma punição, ou dos pais, ou da professora, ou quem sabe uma nota ruim.


Veja mais exemplos:

 

Exemplo #1 – You should have kept it secret.
(Você deveria ter guardado segredo)

 

Exemplo #2 – She should take care of herself.
(Ela deveria se cuidar)


Exemplo #3 – He advised her where she should stay.
(Ele aconselhou onde ela deveria ficar)

 

Exemplo #4 – I agree with them when they say I shouldn’t give up.
(Eu concordo com eles quando dizem que eu não deveria desistir)

 

Exemplo #5 – Should we help them?
(Deveríamos ajudá-los?)

 

Exemplo #6 – You must not shoot this place.
(Você não pode/deve filmar esse local)

 

Exemplo #7 – She can’t go because she must study for her math test.
(Ela não pode ir porque tem que/deve estudar para a prova de matemática)


Exemplo #8 – I must pay the bills today, I forgot to do it yesterday.
(Eu tenho que/devo pagar as contas hoje, esqueci de fazer isso ontem)


Exemplo #9– They must make their beds every day.
(Eles têm que/devem arrumar a cama deles todos os dias)

 

Exemplo #10 – What must I do now to fix it?
(O que eu devo fazer agora pra consertar isso?)



Além disso, must também pode significar deve no sentido de suposição, dedução de que algo aconteceu, está acontecendo ou acontecerá daquela maneira. Confira:

 

Exemplo #11 – The kids must be sleeping already.
(As crianças já devem estar dormindo)

 

Exemplo #12 – She must be wondering why you haven’t called.
(Ela deve estar se perguntando porque você não ligou)


Exemplo #13 – He must have worked until late.
(Ele deve ter trabalhado até tarde)

 


Espero ter esclarecido isso pra você. E lembre-se do que disse no início. Não apenas leia esse post. Estude!

Tenho certeza que dessa forma você não irá mais se atrapalhar no momento da prática.

Até mais!