DIFERENÇA ENTRE MORE E MOST

Quando eu estava na fase do aprendizado eu tinha dificuldade em entender a diferença entre more e most. Essa confusão acontece porque se traduz os dois como “mais”. E como dezenas de alunos nos escrevem perguntando sobre isso, decidimos fazer um post para explicar isso pra você de uma vez por todas.

Primeira coisinha que quero te pedir é… não pense na tradução, vamos deixar ela de lado. Afinal, são iguais e você vai continuar se confundido. Vamos prestar atenção ao uso de cada uma delas.

E basicamente, more é usado para comparar duas coisas ou pessoas. Por exemplo, “She is more intelligent than her sister” – ela é mais inteligente que a irmã dela. Estamos comparando as duas irmãs… Ou as flores, “These flowers are more beautiful than those” – essas flores são mais bonitas que aquelas. Ou simplesmente quando queremos adicionar algo. Como em “I asked for more money” –  eu pedi mais dinheiro.

Já o most é usado para destacar algo ou alguém em uma situação. Como nesse exemplo, “My mother makes the most delicious food of the world” – minha mãe faz a comida mais deliciosa do mundo. Você percebe que nenhuma outra comida no mundo bate a da mãe dela?

E como eu disse, isso é basicamente. Porque existem alguns detalhes que precisamos conversar. Algo muito importante, é que existem padrões, que facilitam o uso deles.

Como você pôde perceber nos exemplos acima, quando comparamos, usamos more e  geralmente acrescentamos o than… “more… than” – mais… que.

Já o most, usamos com “the most”, “the most…of” ou “the most… in” – o mais, o mais…do/de/da ou o mais…em/no/na. Você vai perceber nos exemplos abaixo.

Claro que existem outros padrões e significados. The most ainda pode ser ‘a maioria’. Por isso o ideal é aprender através de exemplos contextualizados. Mas esclarecidos alguns padrões, é hora de dar mais exemplos:



MORE

 

 

Exemplo #1Tarcio is more dedicated than Pham.
(Tarcio é mais dedicado que a Pham) – brincadeirinha rsrs


Exemplo #2Paul is more polite than his brother.
(Paul é mais educado que o irmão dele)


Exemplo #3 –  The armchair is more comfortable than the couch.
(A poltrona é mais confortável que o sofá)

 


MOST

 

 

Exemplo #4The most people here don’t like it.
(A maioria das pessoas aqui não gosta disso)


Exemplo #5This is the most delicious pizza in the planet.
(Essa é a pizza mais deliciosa do planeta)


Exemplo #6My dog is the most intelligent of the world.
(Meu cachorro é o mais inteligente do mundo)

 


Tenho certeza que ficou bem claro. Mas deixa eu comparar os dois em uma mesma frase pra você.


MORE X MOST

 

Exemplo #7Anne is more beautiful than Beatrice.
(Anne é mais bonita que Beatrice)


Exemplo #8Anne is the most beautiful girl in class.
(Anne é a menina mais bonita na sala)

 

OK!!! Entendido isso, tenho apenas mais uma observação importante pra você. Se você está comigo ainda, parabéns, você realmente quer aprender. Então vamos em frente.

More como comparativo e most destacando algo –  gramaticalmente chamamos isso de superlativo, são utilizados apenas quando a palavra tiver mais de uma sílaba, como em todos os exemplos citados acima. Se o adjetivo for curtinho, ao invés de usar more ou most, é necessário substituir o more pelo -er e o most pelo -est no fim das palavras. Confira nos exemplos.

 

-ER (comparativo)

 


Exemplo #9My mother is shorter than my father.
(Minha mãe é mais baixa que meu pai)


Exemplo #10My father is taller than my mother.
(Meu pai é mais alto que minha mãe)


Exemplo #11His car is bigger than yours.
(O carro dele é maior que o seu)




-EST (superlativo)

 

Exemplo #12 My mother is the shortest in my house.
(Minha mãe é a mais baixa na minha casa)


Exemplo #13My father is the tallest in my family.
(Meu pai é o mais alto na minha família)


Exemplo #14His car is the biggest.
(O carro dele é maior)



Eu sei que pode parecer muita informação, mas não se preocupe. O estudo do artigo e a prática vão te ajudar. Então lembre-se de sempre analisar o contexto. E use o máximo possível, logo você vai se acostumar com esses padrões  e não vai mais precisar lembrar quando usa um ou outro.

Qualquer dúvida deixe nos comentários. Bons estudos.