QUAL A DIFERENÇA ENTRE FINISH E END?

Como adultos somos muito questionadores… queremos saber o porquê de tudo! Como teacher, a principal pergunta que eu ouvia nas salas após uma aula era ‘mas por quê?’. Os adultos querem sempre entender a razão de o inglês ser assim, e não assado. E ser curioso é bom, mas insistir no porquê de tudo pode atrapalhar mais do que ajudar.  

Por isso uma das perguntas que eu mais ouvia era ‘qual a diferença entre finish e end?’. E se você quer saber mais sobre isso, fica conosco até o fim desse post.

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que defendemos o aprendizado natural e por assimilação. Ou seja, quanto mais conteúdo você consome em inglês e vai prestando atenção às estruturas, mais você vai entendendo como a língua funciona. E com o tempo, você usa ‘end’ e ‘finish’ corretamente sem precisar pensar na ‘regra’, quando há uma.

Claro que você pode dar uma lida em um post que te guiará, deixará o assunto mais claro, como pretendemos fazer aqui. Mas o ponto é: não adianta ficar preocupado em memorizar essas regras. E sim usá-las. Dessa forma você vive as estruturas e a repetição vai fazer você aprender de fato.

Vamos lá?


QUAL A DIFERENÇA ENTRE FINISH E END?

 

Primeiro vamos entender o motivo da confusão. É que os dois podem ser traduzimos como terminar ou acabar. E aí surge mais uma dúvida na sua vida ‘quando utilizar um ou outro?’. Então a minha dica número um é: pare de pensar na tradução e comece a entender como usar cada um deles. E é isso que vamos ver agora!

 


#FINISH

 

Usamos no sentido de completar algo que estava em processo, que chegou a uma conclusão. Uma tarefa que estava em andamento. Analise com os exemplos:

 


Exemplo #1 – When I finish my drink, I’ll go home.
(Quando eu terminar minha bebida eu vou pra casa)

 


Exemplo #2 – They can’t play because they haven’t finished their homework yet.
(Eles não podem brincar porque ainda não terminaram suas tarefas)

 


Exemplo #3 – She has already finished cleaning her bedroom.
(Ela já terminou de limpar o quarto dela)



Sempre que finish vir seguido de uma ação/verbo, precisamos usá-lo no –ING. Como no exemplo acima.

 


#END

 

Usamos para algo que deixou de existir, como uma relacionamento.  Descreve o término de algo importante, como uma guerra. Ou ainda fazendo referência a uma data ou tempo específico. Confira:

 

Exemplo #4 – How does the story end?
(Como a história termina?)

 

Exemplo #5 – The Second World War ended in 1945.
(A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945)

 


Exemplo #6 – Their relationship has ended a long time ago.
(O relacionamento deles terminou há muito tempo)


End’ não pode ser seguido de verbo. Nem no infinitivo, nem no gerúndio.



Como dito anteriormente, quanto mais você ler e ouvir em inglês prestando atenção às estruturas, aos poucos você vai assimilando esse uso de modo natural.

E para conferir se você entendeu eu vou complementar esse post indicando um quiz feito pela teacher Jackie do blog Ask Jackie. Basta clicar nesse link e está no fim no post dela. Tem também um vídeo muito legal e esclarecedor. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir.

Conhecimento é algo que podemos compartilhar infinitamente e nunca ficaremos sem.