CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E ANOTE AS DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM MÚSICA

 

Se você é daqueles que gosta de cantar em inglês, as músicas podem ser uma excelente ferramenta para seu aprendizado. Aprender inglês com música tem sido discutido há algum tempo e embora existam alguns estudos científicos, especialistas ainda são divididos nessa questão.

Nós do Inglês na sua casa acreditamos que a música não pode ser sua única fonte de aprendizado, mas ela pode de fato, gerar um momento descontraído com o idioma e ainda servir como aprendizado sim!

Fique com a gente que vamos te explicar 5 benefícios de aprender inglês com música. E também dar 5 dicas de como fazer esse processo de forma efetiva.

5 BENEFÍCIOS DE APRENDER INGLÊS COM MÚSICA

aprender-ingles-com-musica

#1: MÚSICA COMO MOTIVAÇÃO

Uma das vantagens é que a música serve como fonte de motivação. Vários alunos contam que decidiram aprender inglês pelo simples prazer de poder cantas as músicas de suas bandas favoritas. Então por que desperdiçar essa vontade? Agarre isso!

Mas cuidado! Não vá achando que dar o play é o necessário pra sair falando inglês. Esse é o grande perigo, acreditar que apenas a música é uma forma eficiente no aprendizado. Ela é apenas um dos elementos necessários para aprender o idioma. Mas podemos sim aproveitar isso como fonte de conhecimento. Aliás, não encontramos motivação em qualquer lugar.

#2: LINGUAGEM DO DIA A DIA

Músicas são criadas para falantes nativos do idioma, certo? Quando alguém cria uma música em português, o público alvo é o próprio idioma. O mesmo acontece em inglês. Ninguém faz uma música pensando em ‘ajudar aquela pessoa que fala outro idioma a aprender inglês com música’.

Por esse motivo elas têm muitas palavras, expressões e frases utilizadas em uma conversa informal no dia a dia. Principalmente música pop, as mais tocadas na rádio. Uma excelente forma de absorver vocabulário casual, utilizado pela maioria nas ruas.

 #3: FAMILIARIZAR COM OS SONS EM INGLÊS

É uma forma de treinar sua audição para o inglês. Ouvir músicas pode tornar esse processo mais rápido e prazeroso. Ajuda a melhorar a pronúncia e também facilita o processo de compreensão no idioma.

Além disso, quando a música gruda no seu cérebro é outra vantagem. Porque você fica reproduzindo mentalmente a melodia e letra. Geralmente isso acontece quando não gostamos de alguma música em português, porque estamos muito expostos àquele som. Porém, se isso acontecer em inglês, vai facilitar seu processo de memorização.

#4: RELACIONAMOS MÚSICA AO EMOCIONAL

Caso você ainda não saiba, uma das melhores formas de memorizar algo é quando ela está conectada a algum aspecto emocional.

Se você perguntar para as pessoas com mais de 25 anos (ou até menos) o que elas estavam fazendo no momento que souberam das quedas das torres gêmeas em 2001, a maioria vai conseguir responder quase que precisamente. Isso acontece por causa do forte impacto emocional gerado no momento.

Aprender inglês com música é uma maneira de relacionar nossas emoções ao idioma, visto que nossa relação com músicas é profunda e influencia no nosso humor e bem estar.

#5: MÚSICA COMO HÁBITO

Algumas pessoas usam a falta de tempo como um obstáculo pra desenvolver no idioma. Porém, ouvir música é um hábito fácil. Consumimos música todos os dias, de qualquer lugar. Logo, pode ser uma maneira simples de melhorar o seu listening.

Afinal, inglês está em todo lugar. Confira abaixo as 5 dicas e torne delas um hábito.

 

5 PASSOS PARA APRENDER INGLÊS COM MÚSICA

aprender-ingles-com-musica

 

 #1 – OUÇA REPETIDAMENTE

Você já percebeu que quando toca ‘Have you ever seen the rain?’ do Creedence todo mundo sabe cantar o refrão? Seja em uma formatura, casamento ou show de rock logo o povo solta ‘I wanna know, have you ever seen the rain?’.

Isso acontece porque já ouvimos essa música um ‘zilhão de vezes’.

Então faça o download da música que você mais gosta (apenas uma) e aproveite dela naquele dia. Ouça no carro, no seu celular, enquanto faz uma atividade. Faça isso pelo simples prazer de ouvir o hit.

#2 – TENTE CANTAR (ou CANTAROLAR) SEM VER A LETRA

Faça isso durante o dia mesmo. Depois que você ouviu algumas vezes e já se acostumou com o som, cantarole. Mesmo que errado, tente desenrolar a língua. Seja no quarto, na sala, no escritório, no banho. Tente!

Esse processo facilita a sua pronúncia correta e por isso você não deve ver a letra escrita ainda. Nesse momento não se preocupe com o significado. Se concentre apenas em reproduzir os sons.

E antes que você pense que esse processo é muito difícil, lembre-se que a maioria das pessoas consegue cantar aquele trecho da música do Creedence – “I wanna know… have you ever seen the rain?” – sem mesmo saber inglês, ou ver a letra.

Caso você já seja um estudante de nível intermediário, tentar escrever o que você ouviu antes de ler a letra também é uma dica legal.

#3 – CANTE COM A LETRA

Agora que você já ouviu inúmeras vezes e cantarolou, já está pronto para checar a letra, em INGLÊS é claro. Pegue apenas a letra original e deixe de lado a tradução por enquanto. De novo, sem se preocupar com o significado cante em inglês.

Você já está acostumado com o som e já sabe o ritmo, com a letra será ainda mais fácil. Você será capaz de perceber que conhece ainda mais palavras e expressões na música, só não tinha percebido pelo listening.

#4 – ENTENDA COM CONEXÕES

Se você já praticou o dia todo, a cada minuto encontrou uma oportunidade e seguiu os passos acima então está pronto para o próximo passo. Não pule, nem trapaceie. Eles são importantes para melhor eficácia no processo.

Sente-se ao fim do dia, pegue a letra que você já imprimiu em inglês e tente entender as conexões. Isso é muito importante. Não traduza as palavras isoladamente, entenda os chunks (combinações de palavras, ou frases).

Você pode checar a tradução para aquelas que você não conseguiu sozinho, sem problema. Mas de novo, analise a frase inteira. Nesse momento o ideal é que você pegue um papel e uma caneta e escreva frases com os novos chunks que você encontrou.

Por exemplo, aprendendo com a música da Beyoncé, na frase ‘If I were a boy, even just for a day’, (Se eu fosse um garoto, nem que por apenas um dia) você pode completar da maneira que gostaria.

Ex.: ‘If I were a boy, even just for a day, I would go out without t-shirts’, (Se eu fosse um garoto, nem que por apenas um dia, eu sairia sem camisa).

Mas cuidado, não precisa tentar aprender a música toda num dia. Faça alguns chunks por dia. Você pode se comprometer em aprender uma música por semana. Assim terá bastante tempo para que esse processo seja natural e prazeroso.

#5 – CANTE DE NOVO E DE NOVO

Agora você está fera na música. Cante durante a semana toda. Depois de seguir o 4 passos acima você vai perceber que a cada dia entende mais e consegue pronunciar melhor. Use a letra no principio.

Tenho certeza que vai chegar o momento que você cantará ela corretamente, entenderá o contexto e reproduzirá sem o auxílio da letra.


É importante lembrar que aprender inglês com música não substitui outros métodos no aprendizado. Como já falamos, essa é apenas uma maneira de estudar o idioma. Lembre-se que inglês é prática, hábito e devemos enriquecer diariamente todas as nossas quatro habilidades: falar, ouvir, escrever e ler.

Se você gostou do artigo compartilhe com seus amigos. E deixe seu comentário. Caso você também goste de aprender inglês com música conte pra gente sua experiência.

See you guys!