PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A LER EM INGLÊS, TUDO QUE VOCÊ PRECISAVA PARA PÔR EM PRÁTICA HOJE MESMO

Hey, I’m really glad you are here.

Porque hoje nós vamos abordar um aspecto muito importante para seu desenvolvimento no inglês: a leitura, ou ‘reading’.

Assim como ouvir, falar e escrever são hábitos importantes para sua melhora, a leitura também conta vários pontos no quesito estudar o idioma. Você pode até ficar procrastinando para que se torne um hábito, mas no post de hoje eu vou te apresentar os benefícios através do ‘reading’.

Então, pare de adiar e fique comigo. Eu ainda vou te dar um passo a passo que consideramos muito eficiente para seu aprendizado e um link com um material disponível pra você começar a colocar todas as dicas em prática. Mas primeiro deixa eu te convencer porque você deve parar de procrastinar.


5 BENEFÍCIOS DE LER EM INGLÊS

 

 

#1 MELHORA SEU VOCABULÁRIO E GRAMÁTICA (sem sufoco)

Você que nos acompanha desde o início já deve saber que defendemos a maneira natural de aquisição do idioma. Ou seja, igual você aprendeu o português. Consumindo tudo – e muito – em inglês os resultados virão. É claro que usamos e estudamos gramática, mesmo que de forma implícita, até porque ela está presente em cada frase que falamos. Gostamos dessa assimilação natural, sem perceber e abordar as estruturas de forma tão detalhada.

E é isso que a leitura te proporciona. Aumento de vocabulário sem sufoco. Porque você não precisa decorar uma lista de palavras por categoria. Como verduras, cores, etc… Isso não funciona!!! Você adquiri vocabulário através do contexto. Lendo livros ou artigos, você encontra novas palavras e muitas vezes você não precisa traduzir, porque o resto da frase te dá condições de compreender o significado.

Com a gramática também é assim. Eu não preciso te explicar que você primeiro deve utilizar o sujeito, depois o verbo e depois o complemento. Você nem vai lembrar disso mesmo. Lendo, você tem condições de aprender isso através de ‘modeling’, ou seja, as frases servem de modelo pra você aprender as estruturas, de forma natural.

 

#2 TREINA SUA PROFICIÊNCIA (a velocidade e naturalidade da sua fala)

Falar sem travar é um sonho de muitos alunos. A leitura possibilita que você treine também a fala. Quanto mais você ler o mesmo trecho, mais natural será com o passar do tempo. Como tudo, leitura é prática e “Practice makes it perfect”.

Por isso a importância de ler em voz alta, como vamos ver no passo a passo abaixo. Além disso, é importante conhecer o som das palavras para reproduzir corretamente, também vamos falar disso nas dicas, por isso fique com a gente até o fim desse artigo.

 

#3 MELHORA SUA HABILIDADE DE ESCREVER (ela é um reflexo da leitura)

Até mesmo em português nós já cansamos de ouvir que ‘escreve melhor quem lê mais’. Isso porque a leitura faz com que você conheça melhor a grafia das palavras, ou seja, você aprende a escrevê-las corretamente.

Além disso, você tem modelos para melhorar sua capacidade de se expressar. Sabemos também que ‘escreve melhor, quem lê mais’. Ler te inspira – e te guia- a escrever textos melhores.

Usando a leitura como base e escrevendo mais você também fixa melhor. Escrever é um aspecto importante para melhor memorização do conteúdo.

 

#4 AUMENTA SUA FONTE DE INFORMAÇÃO

Você acredita que 90% do conteúdo na internet estão em inglês?

Há muito conteúdo bom ainda não traduzido. Ler em inglês abrange seu conhecimento, pois você pode buscar mais fontes de informação sobre o mesmo assunto. Muitas pesquisas científicas estão apenas em inglês. E dependendo da sua área de atuação, os melhores materiais ainda não foram traduzidos.

Como no marketing digital e engenharia por exemplo. Vários brasileiros têm se inspirado no que os americanos já vêm fazendo há mais tempo. Apenas com o português você fica limitado.

 

 #5 AJUDA A PENSAR EM INGLÊS

Quando você lê e não se preocupa em traduzir palavra por palavra e na verdade concentra sua energia em imaginar o que você está lendo, seu cérebro cria conexões diretamente em inglês.

Vamos supor que você está lendo um trecho de um livro, ele descreve que o céu está azul, um dia ensolarado e por aí vai… Você consegue visualizar a cena antes mesmo de pensar nas palavras em português. Parabéns, você está treinando seu cérebro a pensar em inglês já que o português ainda não interferiu nesse processo.

Assim, quando você ver um céu azul e um dia ensolarado novamente, lembrará daquele trecho, em inglês. Claro que isso faz parte de um processo e não acontece logo na primeira vez. Então capriche nesse benefício.

 


 

Agora que você já conhece alguns benefícios vou te apresentar um passo a passo. Muita gente não sabe por onde começar e eu vou te ajudar. Gosto muito desse processo. Acredito que funciona bastante, então presta bastante atenção e salve este post nos favoritos pra você poder conferir sempre que esquecer!

Antes de dar o passo a passo deixa eu te explicar algumas coisas.

– Dependendo do seu nível de inglês é necessário utilizar o português. Caso você seja iniciante, não adianta ficar lendo algo que você não entende nada. Aos poucos, o idioma materno vai sendo abandonado.  Como quando você passa do básico ao intermediário;

– Acredito no ‘reading’ complementando o ‘listening’, ou vice versa. Principalmente no começo. Para que você leia as palavras corretamente é necessário que você tenha um modelo para seguir. Por isso os audiolivros são uma excelente fonte de leitura nesse início. Caso você queria treinar com um artigo que não possui áudio é importante usar aplicativos que faça essa transição para áudio pra você. Como o ‘From text to speech‘  ou ‘Text to speech‘.

Combinado isso, vamos aos passos.

 


PASSO A PASSO PARA COMEÇAR A LER EM INGLÊS

 

#1 ESCOLHA UM LIVRO OU ARTIGO QUE VOCÊ GOSTE

Sim, você está estudando. Mas deve ser prazeroso e não torturante, ok?

Se você gosta de esporte leia algo relacionado. Se curte livros de romance, procure algum pra download na internet. Há muito conteúdo em inglês, uma busca rápida no google você pode encontrar de tudo.

É importante também que o material esteja de acordo com seu nível para não haver frustração. E o mesmo acontece com a extensão do artigo.

Ou seja, se você é iniciante leia algo básico e de até dois parágrafos para começar. Você vai precisar do português para traduzir algumas palavras novas. Uma vez que traduzido o que você não compreendeu através do contexto, releia. É importante que você faça esse processo todos os dias. Até que as novas palavras sejam naturais pra você. E tudo bem usar o português, não se culpe. Aos poucos esse processo vai ficando pra trás. Por isso é importante ler bastante.

Caso você seja intermediário ou avançado, opte por um pouco de desafio e artigos mais longos. De nada adianta ficar estacionado em textos básicos, já que a intenção é evoluir. Você pode até ler livros já, separe por capítulos. Se não entender o contexto, tente procurar pela definição das palavras já em inglês ao invés de traduzi-las. E releia, exatamente como indicado aos iniciantes.

Fique no mesmo texto durante a semana. Sem pressa, aproveita o máximo o conteúdo e siga os passos abaixo.

#2 ASSOCIE AO ÁUDIO

Escolhido o livro/artigo, procure também pelo áudio. Caso seja um livro, tente encontrar o áudiolivro, em inglês claro (audiobook). Os clássicos estão na internet, mas com uma boa busca você também pode achar outros títulos. Caso seja um artigo, use os aplicativos citados para extrair o áudio.

Agora siga esses passos. E um complementa o outro ok? Nada de fazer apenas uma etapa, ou pular.

– Ouça primeiro o trecho que você vai ler, lembrando das dicas acima. Não há um limite de vezes, mas ouça pelo menos 3 vezes antes de fazer a leitura. Isso faz seu cérebro se acostumar com os sons já em inglês, mesmo que você não compreenda. E servirá também como comparação de evolução ao final do processo. Nas primeiras vezes você não vai entender, e depois de realizar as próximas etapas você vai poder perceber que já entende mais do que no início.

– Feito isso, ouça o áudio e acompanhe com o texto simultaneamente. Esse processo te ajuda a ver a palavra escrita e associar aos sons. Fazendo com que você pronuncie corretamente no próximo passo. Faça isso pelo menos 3 vezes também. Você pode ir pausando se preferir. Mas o legal é que você já se acostume com a velocidade normal de fala.

– Após essa etapa, você deve compreender o texto. Você pode e deve procurar pela tradução das palavras que não entendeu. A dica mais importante é que você não traduza uma a uma. Tente compreender por pedaços. Tenha paciência nesse processo. De nada adianta repetir por repetir. Se preocupe em compreender.

– Agora ouça e pause depois de cada frase. Repita a frase junto com o áudio. Afinal, agora você já sabe o contexto do seu texto. Repita, repita e repita.

 

#3 LEIA SEM ÁUDIO

Feito o processo acima, você já consegue ler e entender sem a ajuda do áudio. O momento tão esperado. Afinal, estamos falando de leitura não é mesmo?

Leia o texto sem usar o áudio e sem parar pra traduzir. Apenas leia e imagine as cenas. Crie essa conexão com o idioma. Lembra do céu azul e do dia ensolarado que falamos antes? Faça esse processo sempre. Veja a cena!

Agora, aproveite e treine seu ‘listening’ também. Ouça sem ler. E teste sua compreensão auditiva.

#4 REPETIÇÃO

Se você seguir os passos acima e treinar o mesmo texto durante uma semana todos dias, tenho certeza que você vai se surpreender com os resultados.

A repetição é muito importante pra você masterizar e fazer da leitura em inglês um hábito. Faça isso todos os dias. Pode ser por 15 minutinhos no almoço, na esteira da academia ou quando você tiver uma folguinha.

A quantidade em todas as etapas depende da sua necessidade. Cada um é termômetro no seu ritmo de aprendizado. Se você achar necessário fazer o mesmo processo mais vezes, por favor, faça. Três é o mínimo que indicamos para os iniciantes.

 


 

Se você chegou até aqui parabéns. Você está realmente interessado em aprender o idioma. Então quando você pensar em desistir no meio do processo, lembre dos benefícios e dos seus objetivos.

Não deixe essa dica guardada. Coloque em prática e venha nos contar se funcionou.

Aqui neste link você consegue acessar texto e áudio, do primeiro capítulo do livro ‘Alice’s Adventures in Wonderland’, do Lewis Carroll. Se você prefere algo como Peter Pan, clique aqui. Aproveite e comece agora mesmo.

Compartilhe também com seus amigos e gere valor na vida deles. Eu espero vocês aqui na semana seguinte pra me dizer a transformação no seu processo de leitura.

Até mais!

 

  • Ingrid

    Excelente!

    • Inglês na Sua Casa

      Obrigada Ingrid. Sua participação é muito importante para nós! =)

  • Liane Kusbick

    Muito obrigada, Otimo!

    • Inglês na Sua Casa

      Que bom que você gostou. Ficamos felizes em ajudar. Obrigada pelo comentário!