COMO APRENDER INGLÊS COM FILMES E SÉRIES PODE AJUDAR NO SEU APRENDIZADO

Não interessa se é comédia, terror ou drama. Filmes, séries ou pequenos vídeos são aliados do aprendizado no inglês. Além de melhorar a pronúncia e aprender vocabulário do dia a dia, aprender inglês com filmes ainda pode ser muito divertido.

O fato é que não há desculpas para não colocar isso no seu hábito de estudos agora mesmo. Nós já falamos sobre como pode ser legal e efetivo desenvolver no idioma com música. Então vamos ver as vantagens de aprender inglês com filmes ou séries.


 QUAIS OS BENEFÍCIOS DE APRENDER INGLÊS COM FILMES E SÉRIES?

 

#1: MELHORA SUA HABILIDADE DE COMPREENSÃO

Desde o tempo em que eu era uma teacher de sala de aula era muito comum ouvir ‘Sou péssimo no listening. Como faço para entender melhor em inglês?’

Infelizmente o aluno esperava um tipo de fórmula milagrosa que eu não (e nem ninguém) tinha. A melhor técnica para compreender um diálogo é simplesmente se expondo a isso. Ouvir mais e mais diálogos.

Esse é um benefício e tanto que ver filmes e séries pode proporcionar. Prática leva a perfeição! Então ouça, ouça e ouça! Vamos ver mais abaixo como os filmes podem ajudar nesse processo.

#2: MELHORA SUA PRONÚNCIA  

Quem vem tentando aprender inglês sabe que as palavras se pronunciam diferentemente da maneira como são escritas. Daughter é um exemplo clássico.

Aprender inglês com filmes e series nos ajuda com a pronúncia correta das palavras. Já que você pode ouvir a maneira como o nativo está falando. E caso esteja assistindo com legenda você irá ouvir e ler. Com certeza isso fará você melhorar muito a sua pronúncia, e melhor ainda.. De maneira natural.

#3: VOCÊ APRENDE INGLÊS DO DIA A DIA DENTRO DE UM CONTEXTO

Os filmes são produzidos com diálogos reais. Geralmente retratam situações do dia a dia e nos dão a possibilidade de aprender gírias, phrasal verbs e expressões dentro de um contexto.

E isso é muito valioso!

Esse aprendizado de palavras em contexto, e nunca isoladas, é uma técnica que nós do Inglês na sua Casa defendemos. Os filmes e séries dão essa possibilidade.

#4: VOCÊ TEM O CONTEXTO VISUAL

Aprender em contexto como vimos acima é importante para memorização. Com o auxílio das imagens então, se torna uma técnica e tanto. Essa é uma das grandes vantagens de aprender inglês com filmes e séries.

O estimulo visual facilita o processo de compreensão das expressões. Você pode não conhecer a palavras, mas muitas vezes é capaz de sacar o significado apenas por causa do contexto visual.

#5: É DIVERTIDO E MOTIVADOR

Fala sério! Quem não gosta de um filme? Ou até mesmo de uma série?

Você pode ser amante da comédia, da ação ou da aventura. O fato é que tem para todos os gostos.

Aprender inglês fazendo algo que você gosta é extremamente importante para não desistir. Filmes e séries são ótimos motivadores. Aproveite a infinidade de opções e comece agora mesmo a praticar seu inglês de forma divertida.


5 DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM FILMES E SÉRIES
aprender-ingles-com-filmes-e-series-dicas

#1: ESCOLHA UM FILME DE ACORDO COM SEU NÍVEL 

Isso é muito importante. Muitas pessoas querem aprender inglês assistindo ‘Harry Potter’. WHAT? Não que você não possa, só vai dificultar o processo!

‘Harry Potter’ tem um vocabulário totalmente fora do contexto diário. Então escolha algo que faça parte do seu gosto, mas que encaixe no seu nível de inglês.

A mesma coisa serve para o seriado ‘House’, que aborda um vocabulário mais técnico.

Portanto, beginners, cuidado para não se desmotivarem com suas próprias escolhas. ‘Friends’ é uma ótima opção.

#2: CUIDADO COM A DURAÇÃO

Assistir um filme inteiro pode ser cansativo para quem está começando com esse hábito. Séries são mais curtas que filmes, mas ainda podem ser exaustivas para um iniciante.

Para quem ainda cansa com um episódio de 30 minutos, o ideal é procurar por cenas de filmes/séries no YouTube.

Algo com 5 minutos já é muito valioso e não ocupará muito do seu tempo.

#3: ASSISTA 3 VEZES

É de acordo de muitos especialistas, e nós do Inglês na sua Casa também concordamos que você deve começar assistindo com áudio em Inglês e legenda em português. Caso que você seja um beginner.

Feito isso você entende todo o contexto, mas é importante ressaltar que sua atenção está voltada para a legenda, portanto não contribui para seu aprendizado em si, apenas para compreensão geral.

Na segunda vez você deve (re)assistir com áudio e legendas em inglês. Como você já viu no seu idioma ficará mais fácil de assistir com tudo em inglês agora. Além disso, você ouve o que lê, legenda e áudio estão em sintonia, facilitando o processo. Se você já tem um nível intermediário, pode começar dessa etapa.

Agora, pela terceira vez (ou segunda), assista com áudio em inglês e sem legenda. O interessante é escolher um trecho curto que te possibilite fazer isso algumas vezes dentro da mesma semana.

#4: TENHA SEMPRE UM BLOQUINHO E UMA CANETA EM MÃOS

De acordo com o professor Pier, referência no Brasil em Neurociência da aprendizagem, reforçar algo que você aprendeu escrevendo no mesmo dia é uma excelente técnica de memorização cientificamente comprovada.

Portanto, anote durante a segunda vez em que você estiver assistindo, com áudio e legenda em inglês, algumas expressões que você não entendeu. No fim procure pelo significado e faça frases próprias com a expressão, dentro do seu contexto, trazendo para sua realidade.

#5: TUDO BEM, NINGUÉM ENTENDE 100%

Essa é uma das dicas mais importantes. Se você não entendeu tudo, that’s ok. Don’t panic. É muito difícil, quase impossível entender 100%. No nosso próprio idioma deixamos escapar algo as vezes. Então pare de se cobrar pelo que não entendeu.

Ao invés de se frustrar porque você não entendeu 50%. Deixe passar. Vibre com sua conquista de entender os outros 50%. Ok?


Espero que essas dicas tenham sido valiosas pra você. Caso te ajude, volta para nos contar como foi sua experiência utilizando essa técnica. Seu comentário é muito valioso para nós e motiva essa comunidade que procura aprender cada vez mais.

Compartilhe com seus amigos!